sábado, 4 de abril de 2009

EXIBIÇÃO DE CURTA-METRAGEM - PROJECTO ESCOLHAS

Esta noite, pelas 19h30, o Clube Literário recebe a exibição e apresentação pública da curta metragem realizada por jovens de 15 anos durante um Workshop de Cinema Digital, organizado pelo Projecto Escolhas - Coordenação da Zona Norte.


Tendo consciência que a arte, nas suas diversas formas, poderá ser potencializada como ferramenta promotora da inclusão social e/ou profissional, o Programa Escolhas pretende dinamizar, durante os períodos de férias escolares, alguns momentos lúdicos, que possibilitem aos jovens dos projectos Escolhas, o contacto com novas realidades e experiências, o desenvolvimento de competências técnicas e/ou sociais e o reforço do interesse por actividades de âmbito cultural.

O objectivo do atelier em Cinema Digital é desenvolver nos jovens alguma autonomia para produzir, realizar e montar um filme. O resultado deste trabalho será projectado no Auditório do CLP.

HOJE
no CLP
às 19h30

INAUGURAÇÃO NO CLUBE DA VIDEO-INSTALAÇÃO "PATA-LUGARES", DE NÉ BARROS


Inauguração da Vídeo-instalação "Pata-lugares", de Né Barros, esta tarde, pelas 18h30, na Caixa Negra da Cave no Clube Literário do Porto.

Esta instalação foi apresentada no contexto do “Ciclo Né Barros” promovida pelo Teatro Nacional S. João em 2007. A instalação funciona como uma recuperação de um possível discurso “patafísico” e onde se sugere um novo conceito os pata-lugares reflexo de um mundo de hoje.

Pata-lugares foi inicialmente concebida como uma video-performance para um seminário Patafísico organizado pelo curso superior de artes plásticas da ESAP. Exausto o tema dos lugares e dos não-lugares, a ideia era lançar um novo conceito e uma nova problemática, a dos pata-lugares e ao mesmo tempo apontar uma solução, segundo o bom-tom patafísico, imaginária e que era: ir não indo, mas voltar sempre!!!

Dessa video-performance evoluiu-se para uma video-instalação cujo conceito foi na altura narrado no seu absurdo da seguinte forma: Eu protegida por uma transparência, expresso a imaterialidade do meu enquadramento e encontro a solução para nunca estar realmente… Quase ali ou no meu pata-lugar. Dentro do meu invólucro transparente tenho inscrito no peito: Volto Já! (assina Atal)

Conceito e interpretação: Né Barros
Video: Filipe Martins
Uma instalação criada a partir das conferências “Patafísica” organizadas pelas ESAP curso de Artes Plásticas (2004 e 2005). As conferências foram apresentadas sob o nome Patafísico Atal (Né Barros) e ef-em-mart (Filipe Martins).
Produção:Balleteatro
Co-produção Balleteatro e Teatro Nacional S. João

HOJE
no CLP
às 18h30


MELODIAS DE SEMPRE COM DANIELA ANJO E MIGUEL OLIVEIRA

As Melodias de Sempre no Piano Bar do Clube Literário, esta noite, com música por Daniela Anjo (flauta transversal) e Miguel Oliveira (piano).

HOJE
no CLP
às 23h00

INAUGURAÇÃO DE "LOST POET TREE", EXPOSIÇÃO DE LÚCIA DAVID NO CLP

Inauguração da exposição "Lost Poet Tree", de Lúcia David, na Galeria do Clube Literário do Porto. Os trabalhos de Lúcia David estarão patentes até ao final do mês de Abril.

Os livros são recipientes de mistérios. Ler um livro é uma dupla acção: desmistificar mas profanar esse mistério. Os leitores não assimilam simplesmente. Eles reajustam, reescrevem e reconstroem texto e significado, deixando marcas visíveis da sua viagem através do livro como notas, sublinhados, marcadores, páginas dobradas, manchas, impressões digitais…memórias acumuladas. Este momento em que o livro se torna propriedade privada, carregando consigo marcas do tempo, é o mote para o trabalho artístico de Lúcia David.

O pensamento criativo na obra da artista parte de três elementos - preto, branco e vermelho. O preto é o compartimento sem luz, o nada, o ponto de partida, são as coisas na sombra, o medo, a falta de referências, o desconhecido. O preto é a silhueta. O preto é o texto.
O branco é luz, é a porta aberta para a rua ou a janela para o espaço, é a superfície virgem, a tela em branco onde são determinados cenários e histórias, é o meio para chegar aos objectos e lhes dar vida. O branco é a página onde se desenha ou contorna a silhueta. O branco é o papel.
O vermelho é a emoção. É muscular, fluído e quente. O vermelho é o sangue. Não se vê mas sente-se o pulsar, quando se lê um texto, uma frase…uma história.

Esta exposição é uma colagem de várias interpretações plásticas e reflexões poéticas. São obras de várias séries tendo todas em comum o mesmo ponto de partida que é o livro como um objecto multidimensional e multifacetado, apresentando-se aqui completamente fragmentado.

HOJE
no CLP
às 21h30

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CONCERTO COM VLAD DIMULESCO

Esta sexta-feira à noite, pelas 21h30, no encerramento da Master-Class de Piano que o Doutor em Músico e Coordenador de Cátedra de Piano da Universidade Nacional de Música de Bucareste, realizou no Clube Literário, Vlad Dimulescu dará um Concerto no Piano Bar do CLP.

HOJE
no CLP
às 23h00

quinta-feira, 2 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO "LOST POET TREE", DE LÚCIA DAVID, EM BREVE NO CLP


Os livros são recipientes de mistérios. Ler um livro é uma dupla acção: desmistificar mas profanar esse mistério.
Os leitores não assimilam simplesmente. Eles reajustam, reescrevem e reconstroem texto e significado, deixando marcas visíveis da sua viagem através do livro como notas, sublinhados, marcadores, páginas dobradas, manchas, impressões digitais…memórias acumuladas.
Este momento em que o livro se torna propriedade privada, carregando consigo marcas do tempo, é o mote para o trabalho artístico de Lúcia David.
A exposição de Lúcia David inaugura no próximo Sábado, dia 4 de Abril, pelas 21h30 na Galeria do Clube Literário do Porto.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

CONCERTO DOS PARTICIPANTES NA MASTER-CLASS DE VLAD DIMULESCU NO CLP

Esta tarde, os participantes na Master-class de Piano com Vlad Dimulescu, Doutor em Música e Coordenador da Cátedra de Piano da Universidade Nacional de Música de Bucareste, darão um concerto no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

A entrada é livre. Contamos com a sua presença!


HOJE
no CLP
18h00

CONCERTO DO CORO VOZES VIVAS - "ECOS DO PASSADO"

Esta noite, pelas 21h30, o Clube Literário recebe o concerto do Coro Vozes Vivas - "Ecos do passado", no Auditório:
Jephta, Giacomo Carissimi
Horto Sereníssimo, Eurico Carrapataso

HOJE
no CLP
às 21h00

SUGESTÕES DE LEITURA PARA ABRIL, por Anthero Monteiro

O que pode sugerir um leitor compulsivo de Poesia senão Poesia?

Abril e seus precursores
Tratando-se de Abril, começo por propor a leitura daqueles poetas que, de alguma forma, perseguiram o Sonho e dilataram os horizontes da Utopia. Falo dos Precursores de Abril. É, assim, impossível esquecer aquilo que veio a constituir o verdadeiro manifesto poético do Neo-realismo português: o Novo Cancioneiro, um repositório de 10 livros de poesia publicados em Coimbra entre 1941 e 1944, com nomes como Fernando Namora, Mário Dionísio, Manuel da Fonseca, Carlos de Oliveira, Sidónio Muralha, entre outros.
Para se estabelecer uma relação com outros autores europeus de ideário póximo, sugeriria também um dos meus livros predilectos: Trabalhar Cansa, do italiano Cesare Pavese.

Poetas do Porto
Não sendo do Porto, mas da sua área metropolitana, passo muitas horas da minha vida, há mais de uma década, nesta cidade, dedicando-me à divulgação e leitura da Poesia. Por isso não posso esquecer os poetas portuenses, que são muitos. Por agora, alvitraria a leitura de três poetas vivos:
A obra de João Miguel Fernandes Jorge, por exemplo, Março, os Remadores do Douro, uma dúzia de poemas que têm o Porto como cenário;
A obra de Amadeu Baptista, um devorador de prémios literários em Portugal e no estrangeiro, autor, por exemplo, de A Arte do Regresso e de O Bosque Cintilante;
A obra de Rosa Alice Branco, reunida em Soletrar o Dia, com a sua extraordinária poética da percepção.

Haiku e Poetrix
Cada vez se fala mais em “Poetrix”, uma nova linguagem poética que nasceu no Brasil faz agora dez anos, criada pelo poeta brasileiro Goulart Gomes e que tem milhares de praticantes em todo o Mundo, nomeadamente no Brasil, em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, Ásia e toda a América Latina. Publiquei em 2002 o primeiro livro europeu de Poetrix (Esta Outra Loucura) e creio que, neste ano comemorativo de uma década de vida desta nova modalidade em terceto, vamos ouvir falar muito mais dela, nomeadamente no Clube Literário do Porto.

Dado que o Poetrix descende em linha recta do antigo Haiku japonês, proponho que façamos o confronto entre as duas formas, começando por ler O Gosto Solitário do Orvalho, de Matsuo Bashô (tradução de Jorge de Sousa Braga) e À Noite as Estrelas Descem do Céu, de João Pedro Mésseder, ambos sobre o Haiku. Depois, se quiserem mais pormenores sobre o Poetrix e não quiserem dar uma vista de olhos no meu livro, prefaciado por Goulart Gomes, consultem, pelo menos na Internet, o sítio do MIP – Movimento Internacional Poetrix.

Ensaios
Para alargar e alicerçar alguns conhecimentos sobre literatura, poesia e os poetas, sou também leitor assíduo de ensaios. Estou a ler um ensaio recente, que recomendo, O Enigma de Sophia – Da Sombra à Claridade, de Helena Malheiro, sobre a autora, também portuense, do Canto Sexto.
E, finalmente, recomendo também um best-seller em França, mas traduzido para Português, da autoria de Pierre Bayard, Como Falar dos Livros Que Não Lemos?, que está a dar-me muito prazer ler. Não é para aprender como se faz, mas para ter uma ideia do que vejo a outros fazer (do género do Dr. Marcelo).

Anthero Monteiro é Natural de S. Paio de Oleiros, concelho da Feira, é licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras do Porto e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro. Foi professor, autor de livros didácticos (em Portugal e Cabo Verde) e formador de docentes. Coordena várias tertúlias literárias, nomeadamente as Quartas Mal Ditas do Clube Literário. Poeta, diseur, ensaísta, autor de livros de história local, é director de uma biblioteca pública e foi director de um jornal regional. Integra várias antologias literárias, duas delas editadas no Brasil. Publicou, entre muitos outros: A Lia Que Lia Lia, A Sara Sardapintada (poesia infanto-juvenil); Canto de Encantos e Desencantos, O Remédio é Naufragar, Desesperânsia, Esta Outra Loucura (poesia); O Misticismo Laico de Manuel Laranjeira (ensaio).

DIA 4 DE ABRIL, O CLUBE LITERÁRIO RECEBE A VÍDEO-INSTALAÇÃO "PATA-LUGARES", DE NÉ BARROS


No próximo Sábado, pelas 18h30, o Clube Literário do Porto acolhe a inauguração da video-instalação de Né Barros, "Pata-lugares", que estará em exposição durante todo o mês de Abril na Caixa Negra da Cave do CLP.

segunda-feira, 30 de março de 2009

DIA 3 DE ABRIL, APRESENTAÇÃO DO LIVRO "QUEIMAI O DINHEIRO", DE A. PEDRO RIBEIRO


"Queimai o Dinheiro!" de A. Pedro Ribeiro é uma publicação da Corpos Editora. A apresentação da obra terá lugar no Piano Bar do Clube Literário do Porto, no dia 3 de Abril, pelas 21h00.

"Queimai o Dinheiro!" fala de uma sociedade onde o dinheiro se tornou no deus supremo, onde o homem é reduzido a uma mercadoria que se compra e vende no mercado, onde reina a mentalidade do rebanho.

A apresentação do livro vai estar a cargo do poeta e crítico Rui Lage.

GABINETE EXTÉRIL DE SOMATO MORFOS @ CLUBE LITERÁRIO DO PORTO, DIA 30 DE MARÇO


Esta noite, pelas 21h30, Pedro Marcolino volta ao Clube Literário do Porto para mais uma performance do "Gabinete de Somato Morfos".

- saber mais aqui sobre o trabalho de Pedro Marcolino.

LEILÃO DE APOIO À CASA DO CONTO



"Caros Amigos,


Acreditando nas potencialidades da Casa do Conto, alguns “Amigos” associaram-se para ajudar a dar continuidade ao projecto que o lamentável incêndio ocorrido na madrugada do passado dia 6 de Março adiou.


No dia 21 de Março, dia previsto para a sua inauguração, realizou-se um sentido acto de homenagem à Casa do Conto.

No restaurante Góshò, o projecto foi recordado, num forte gesto de celebração e de incentivo. Dos vários contributos recebidos, um grupo de "Amigos" reuniu alguns desenhos, imagens e fotografias, para realizar um Leilão que reverterá para a reconstrução da Casa do Conto, um projecto que reabilitava uma casa do século XIX para “artes+residência”, inserido no tecido histórico e cultural da cidade.


No Leilão, que terá lugar no Clube Literário do Porto no dia 30 de Março, segunda-feira, às 21h30, estarão presentes obras de: Álvaro Siza, Ângelo de Sousa, Eduardo Souto Moura, Manuel Casimiro, José Gigante, Margarida Carronda, Paula Santos, João Mendes Ribeiro, Graça Correia, Roberto Ragazzi, António Olaio, Gabriela Vaz Pinheiro, Luísa Penha, Pedro Bandeira, Dulcineia Santos, Nuno Brandão Costa, João Pedro Serôdio, Luis Tavares Pereira, Guiomar Rosa, Cristina Mateus, Álvaro Domingues, Ana Fernandes, entre outros.


Um abraço,
Alexandra Grande, Joana Couceiro, Nuno Grande, Pedro Baía


- saber mais aqui sobre a Casa do Conto.


HOJE
no CLP
às 21h30

domingo, 29 de março de 2009

UM CAFÉ FILOSÓFICO NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO



Esta tarde pelas 16h00, o Clube Literário recebe a sessão de Março, que acontece, como sempre, no último Domingo de cada mês, do Café Filosófico, organizado pela Revista Um Café.




HOJE
no CLP
ás 16h00

APRESENTAÇÃO DE "Ana Gotinha de Água", DE ANA MAFALDA DAMIÃO




O Clube Literário do Porto tem o prazer de o convidar para a sessão de apresentação do livro infantil "Ana Gotinha de Água", de Ana Mafalda Damião, Editora Contra Margem, que acontece esta tarde, pelas 15h00, na Galeria do CLP.

- saber mais aqui sobre o livro.

HOJE
no CLP
às 15h00