sábado, 24 de janeiro de 2009

APRESENTAÇÃO DA REVISTA NOVA ÁGUIA Nº2 / DEBATE: "A IMPORTÂNCIA DAS REVISTAS PORTUENSES NA VIDA CULTURAL DA CIDADE E DO PAÍS"


Apresentação da Revista Nova Águia Nº2, esta noite no Auditório do Clube Literário do Porto.
ANTÓNIO VIEIRA & O FUTURO DA LUSOFONIA ENSAIO, POESIA E OUTROS TEMAS Começando com um texto de Adriano Moreira Inclui O TERRITÓRIO E O MAPA, de João Teixeira da Motta. Com cartas de Agostinho da Silva, Cruzeiro Seixas, Dalila Pereira da Costa e António Quadros. Acabando com um inédito de Jean-Yves Leloup.
Segue-se um debate sob o tema "A importância das revistas portuenses na vida cultural da cidade e do País".
HOJE
no CLP
às 21:30h

MELODIAS DE SEMPRE COM DANIELA ANJO E JOANA BARATA

Melodias de Sempre com Daniela Anjo (flauta transversal) e Joana Barata (piano), esta noite, no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

HOJE
no CLP
às 23:00h

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PRÓXIMO CAFÉ FILOSÓFICO


O próximo Café Filosófico no Clube Literário, organizado pela Revista Um Café irá decorrer este Domingo, dia 25 de Janeiro, pelas 16h00 no Piano Bar.


Contamos com a sua presença!

CLARICE LISPECTOR

O "Projecto Clarice" está a ser realizado actualmente pela aluna Patrícia Lino, para a cadeira de Métodos e Técnicas de Pesquisa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem como principal objectivo divulgar a tão belíssima obra literária de Clarice Lispector.

- saber mais aqui sobre o projecto.

APRESENTAÇÃO DE "O ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA", DE PEDRO LARANJEIRA

CONCERTO: DAVID AMARAL E ANTÓNIO JUSTIÇA

Concerto no Piano Bar do Clube Literáiro do Porto, esta noite com David Amaral (guitarra clássica) e António Justiça (guitarra clássica).

HOJE
no CLP
às 23:00h

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

APRESENTAÇÃO DE "O ALENTEJANO QUE DESCOBRIU A AMÉRICA", DE PEDRO LARANJEIRA


A obra "O Alentejano que descobriu a América", de Pedro Laranjeira, será apresentada no dia 23 de Janeiro, pelas 21:30, no Clube Literário do Porto.

Trata-se de uma compilação de trabalho jornalístico de investigação em formato de Grande Reportagem, incluindo História de Cristóvão Colon e Descoberta da América, entrevista a Carlos Calado, entrevista a Francisco Orelha, entrevista a Manuel Luciano da Silva, entrevista a Manoel de Oliveira fundação da Associação Cristóvão Colon Conferência Internacional em Cuba viagem na nau Santa Maria de Colombo e evolução mediática do tema, com Introdução, Prefácio e Conclusão.



- saber mais aqui sobre o autor.

JAIME ISIDORO (1924 - 2009)

Porto, 21 Jan (Lusa) - O pintor Jaime Isidoro, fundador da Bienal de Cerveira, faleceu hoje de madrugada no Porto, anunciou fonte da direcção daquela bienal por cuja fundação, no início da década de 1980, foi o principal responsável.
Nascido no Porto em 1924, Jaime Isidoro manteve em paralelo com a sua carreira de pintor uma vasta acção de animador cultural, galerista, professor, estando ligado a momentos fundamentais da história das artes plásticas na cidade do Porto e no país.
Tornou também a Bienal de Arte de Cerveira num dos grandes acontecimentos do calendário internacional das Artes Plásticas.

- ler aqui a notícia completa na RTP online.

domingo, 18 de janeiro de 2009

NADIR AFONSO E FERNANDO LANHAS, O REENCONTRO NO CLP






APRESENTAÇÃO DO LIVRO "PORTUGAL E O QUINTO IMPÉRIO POR CUMPRIR", DE RUI FONSECA


Apresentação do livro "Portugal e o Quinto Império por cumprir", de Rui Fonseca, Editora Zian, esta tarde, pelas 18:00, no Piano Bar do Clube Literário do Porto.


"Portugal e o Quinto Império por cumprir" é um livro que, partindo da raiz temática, tenta fazer uma reflexão sobre a mesma, analisando algusn enquadramentos históricos que fazem recair sobre a grandiosidade de alguns povos a realização do Quinto Império. Porém, numa análise mais profunda do tema, constata-se que o Quinto Império é uma missão que cabe a Portugal cumprir. (...) tendo em conta o pensamento de Fernando Pessoa, importa não esquecer que a nossa pátria é entendida em toda a extensão da nossa língua. Este é um factor que merece toda a consideração no que toca ao cumprimento do Quinto Império, essa nova missão que urge agora construir, após a tarefa já um pouco longuínqua do cumprimento do mar."

HOJE
no CLP
às 18:00h