sábado, 11 de outubro de 2008

CASIMIRO DE BRITO VENCE GRANDE PRÉMIO DO FESTIVAL POETEKA

“O poeta Casimiro de Brito venceu o Grande Prémio do Festival Poeteka, um festival internacional de poesia realizado em Setembro, na Albânia, com a participação de cerca de 70 poetas de 16 países.”
- ler aqui a notícia completa no Público.

NOITES DE OUTONO com Sandra Botelho e Alberto Mendonça

Noites de Outono no Clube Literário do Porto, hoje com música de Sandra Botelho ( canto) e Alberto Mendonça (piano).







HOJE
no CLP
às 23:00

O GUINDASTE BRANCO ESPALHA AS SUAS ASAS

A poesia de Lawrence Pettener, na presença do poeta inglês, com leitura e tradução portuguesa de Filipa Leal.








Lawrence Pettener vive em Bristol, mas costuma identificar-se como sendo “Irlandês de Liverpool”. A sua poesia está traduzida em várias línguas europeias e tem feito leituras em cidades como Berlim, Liubliana e Amesterdão. Licenciado em Literatura inglesa e Mestre em Escrita Criativa, tem trabalhado como revisor em publicações periódicas e textos literários. Na primeira visita ao Porto, Lawrence Pettener promete fazer uma leitura dos seus poemas não só em inglês mas também em irlandês gaélico.






Filipa Leal nasceu no Porto. Formada em Jornalismo, é Mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros. Publicou “lua-polaroid“, “Talvez os Lírios Compreendam“, “A Cidade Líquida e Outras Texturas” e “O Problema de Ser Norte“. Tem participado em vários Encontros de Poesia, nomeadamente na Galiza, em Pisa, Zagreb e Bristol. Integra, desde 2004, os Seminários de Tradução Colectiva de Poesia Viva da Fundação da Casa de Mateus.



HOJE
no CLP
às 17:00

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

COMBOIO PARA A ESCRITA

Este texto no blogue do The Guardian explica porque é que os escritores preferem os comboios como meio de transporte.

“I am rolling south. As my train crosses postcodes and county lines I am filled with a nebulous sense of regret that expands each mile farther I go from my cottage and my desk. But what are train journeys for, if not for writing? “

- ler aqui o post completo no The BooksBlog do The Guardian.

CONCERTO Marta Eufrázio e Constantin Sandu

Concerto no Piano Bar do Clube Literário do Porto, esta noite com música de Marta Eufrázio (violino) e Constantin Sandu (piano).





HOJE
no CLP
às 23:00

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

OS LIVROS DE LE CLÉZIO

Citações das apreciações (em inglês) dos livros de Jean-Marie Gustave Le Clézio, Nobel da Literatura, compiladas pelo blogue Literary Saloon.

- ler aqui a compilação no Literary Saloon.

LE CLÉZIO, NOBEL DA LITERATURA

O Nobel da Literatura foi hoje atribuído ao escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio. O Comité Nobel considerou o escritor merecedor do prémio pela sua narrativa de "aventura poética" e de "êxtase sensual", "explorador de uma humanidade para além (...) da civilização reinante".



- ler aqui a notícia completa no Público.

EVOLUÇÃO LINGUÍSTICA

“O período temporal da vida humana é demasiado breve para podermos assistir a uma renovação significativa da língua. Ainda assim, alguns termos e expressões vão caindo em desuso, muitas vezes por força da própria lei. Há dias, um adolescente perguntava-me o que é «ir às sortes», esse autêntico ritual de iniciação, que por vezes implicava, por exemplo, viajar de comboio pela primeira vez ou afastar-se dos pais. Pois é, por alteração recente da Lei do Serviço Militar, actualmente nem sequer é necessário fazer o recenseamento presencialmente.”

- ler aqui o post completo no blogue Assim Mesmo, de Helder Guégués.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

FECO PORTUGAL

“A Feco Portugal, primeira associação de cartonistas portugueses, foi oficializada na última sexta-feira para defender os profissionais do ramo, numa altura em que “os dias não vão ser famosos para a classe e a imprensa começa a prescindir dos cartoons”, disse ao PÚBLICO Zé Oliveira, presidente da organização.”

- ler aqui a notícia completa no Público.

SE A POESIA ENCHESSE UM ESTÁDIO DE FUTEBOL

“Imagine living in a society where poetry was considered to be the most important art form. Where a poet could easily fill a football stadium. Where a poet's death was the top news story for days. Where dictators would ply poets with gifts and flattery in invariably futile attempts to get them on side. Where scientists and economists and government ministers would find it unthinkable not to read poetry every day. Where everyone could recite the national poets by heart. “

- ler aqui o artigo completo no BooksBlog do The Guardian

CONCURSO DE CONTO E POESIA SOBRE MATOSINHOS



- ver aqui o regulamento.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DE BRASÍLIA NO CLP

O Clube Literário do Porto recebe, esta noite pelas 21:30, o Presidente da Academia de Letras de Brasília, José Carlos Gentili, para uma conferência sobre a Academia brasileira.



- saber mais aqui sobre a Academia de Letras de Brasília.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PROPOSTAS PARA O OUTONO PELO CNC



O Núcleo do Porto do Centro Nacional de Cultura propõe para este Outono uma conferência sobre Irene de Vilar, no âmbito do Ciclo de Conferências “Figuras da Cultura do Porto”, por Laura Castro. E ainda o passeio pedonal sob o tema “Coimbra…História Viva”, por Alves Costa.

- ver aqui as propostas do CNC.

USAR UM JOGO DE VÍDEO PARA CRIAR LEITORES

No dossier The Future of Reading do New York Times, a história de um jogo de vídeo em que o jogador só avança para o nível seguinte se responder a perguntas relacionadas com o livro. A estratégia de associar um jogo a um livro impresso não é nova e pretende incentivar os jovens à leitura:

“You can’t just make a book anymore,” said Mr. Haarsma, a former advertising consultant. Pairing a video game with a novel for young readers, he added, “brings the book into their world, as opposed to going the other way around.”

Mr. Haarsma is not the only one using video games to spark an interest in books. Increasingly, authors, teachers, librarians and publishers are embracing this fast-paced, image-laden world in the hope that the games will draw children to reading.

- ler aqui o artigo completo no NewYorkTimes, The Future of Reading

domingo, 5 de outubro de 2008

OFICINA DE ARTE CONTEMPORÂNEA: ARTE DE OLHAR E VER




Será a obra de arte fruto da inspiração ou da transpiração? O que é feito da pintura e da escultura? Porque é que uma cadeira pode ser uma obra de arte? O que é uma instalação?

A oficina “A Arte de Olhar e Ver” está pensado para quem visita uma exposição e sente que olha mas não vê.

O objectivo desta formação é ajudar a descodificar a arte contemporânea, através de uma viagem pela arte do século XX até à actualidade.

Ao longo dos tempos, o campo da arte experimentou alterações profundas, chegando até à actualidade, muitas vezes, sob formas que parecem ao espectador estranhas, impenetráveis e certamente não artísticas.

Se em épocas passadas a função da arte consistia na representação objectiva da realidade, hoje, a arte entranhou-se na vida de todos os dias, mexendo com as expectativas do público e obrigando-o a ter uma mente aberta e sem preconceitos.

Perceber a poética da arte actual é um dos objectivos da oficina, no qual serão fornecidas as ferramentas essenciais para usufruir da arte contemporânea, olhando e vendo de corpo inteiro.

FORMADORAS: Catarina Rocha e Rita Pinto




Nº DE AULAS: 6 + 1 visita guiada a exposição

CARGA HORÁRIA: 3 horas semanais

HORÁRIO: sábados, entre as 16:00 e as 19:30

DATA DE INÍCIO: 8 de Novembro (8, 15, 22, 29 de Novembro/ 6, 13 de Dezembro)

PROPINA: 80 euros

PARA INFORMAÇÕES OU INSCRIÇÕES
EMAIL: clubeliterariodoporto@gmail.com (assunto: formação - arte de olhar e ver)
TELEFONE: 22 2089228

- ver aqui o Plano do Oficina.



INSCRIÇÕES ABERTAS