sábado, 20 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A FRAGMENTAÇÃO DO SELVAGEM" NO CLP

MELODIAS DE SEMPRE COM JOSÉ RITO

Esta noite, pelas 23h00, José Veloso Rito tocará as Melodias de Sempre no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

HOJE
no CLP
às 23h00

sexta-feira, 19 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "AURORA DE POETAS" HOJE NO CLP



Esta noite, pelas 21h30, o jornalista César Príncipe estará no CLP para a sessão de apresentação pública do livro "Aurora de Poetas - Poetas Somos".



POETAS SOMOS é, só por si, uma lufada de ar fresco. E uma brisa de esperança. No princípio, foi projecto na net. Ainda é. Mas agora é também livro. Este que tem nas mãos. Abra e veja. Dentro tem Poemas. E Poetas. Alguns estreantes e, até agora, ainda desconhecidos. Não o serão mais depois deste livro. Deixe-se surpreender e cativar. Afinal, há ainda bons motivos para estarmos vivos.



Para mais, o produto da venda do livro vai inteirinho ajudar a concluir a construção do Barracão de Cultura, em Macieira da Lixa, neste momento, já definitivamente pronto por fora. O Barracão de Cultura é o sonho da pequena Associação Cultural AS FORMIGAS DE MACIEIRA, em que também está metido até aos ossos o Padre Mário de Oliveira ou Padre Mário da Lixa.

Os apoios oficiais têm sido nenhuns. Bastantes, os dos amigos, elas e eles. De longe e de perto. Anónimos uns, e muito conhecidos outros, nomeadamente, do mundo do Teatro, das Artes, da Música, numa palavra, da Cultura. Junta-se agora a todos eles, este punhado de poetas. E também você que vai adquirir e ler o livro. E, depois, ainda vai dar um salto àquela freguesia do Concelho de Felgueiras, para ver a obra com os seus próprios olhos. E abraçar as Formiguinhas. Elas precisam deste seu afecto. Desta sua ternura. Deste seu apoio. Porque não é todos os dias que alguém duma aldeia do interior se mete a dar corpo a um Poema, a um Sinal, da envergadura deste. O Projecto POETAS SOMOS, para além de contribuir socialmente para a realização da Obra de Acção Sóciocultural designada por Barracão de Cultura, surgiu com o intuito de gerar um espaço cibernético de divulgação de poetas e da sua poesia, partindo da inspiração de todos, para divulgação por todos, numa partilha de sentimentos e cultura que se transforme em reflorescimento de Poesia!

Esta edição, com a publicação da primeira série de poemas desta iniciativa, é o culminar da etapa de nascimento do projecto. Por isso, POETAS SOMOS e esta, a nossa AURORA DE POETAS.

«Quando alguém abre um espaço à solidariedade; quando há pessoas que ainda acreditam em gestos desinteressados sem deles esperar paga ou dividendo; quando há alguém que não se esconde 'à sombra dos abrigos', como dizia a nossa Sophia; quando ainda se promovem actos com significado cívico e cultural, e tais actos são criadores de novas formas de cuidado para com o próximo, os valores da natureza e da cultura, então sim, talvez possamos dizer: Poetas Somos.» Nuno Higino

HOJE
no CLP
às 21h30

A POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA POR JOÃO LUÍS BARRETO GUIMARÃES

(...)
"Anões aos ombros de gigantes, portanto, como nos lembra Matei Calinescu. É como me sinto perante MAP. A inspiração, desenganem-se os românticos, não passa de leitura, ofício e tradição. O meu desejo é que um dia alguém me roube tão bem como eu o roubei a si, Manuel António, tão bem como suspeito, - apenas suspeito, - que o Manuel António soube roubar a outros."

- ler mais aqui no Poesia & Lda, blogue de João Luís Barreto Guimarães.

CONCERTO: ANA LUÍSA MONTEIRO


Esta sexta-feira, pelas 23h00, no Piano Bar do CLP realiza-se o concerto de Ana Luísa Monteiro, (piano).

HOJE

no CLP

às 23h00

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O MEU AVÔ AFRICANO"



O Clube Literário do Porto tem o prazer de receber o Coronel Aniceto Afonso para a apresentação do seu último livro "O meu avô africano", Casa das Letras. A apresentação da obra estará a cargo do Coronel Carlos de Matos Gomes.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

DIA 18 DE JUNHO HÁ POESIA DE CHOQUE NO CLP


Erradamente, o dia 16 de Junho foi anunciado como a data para a sessão da Poesia de Choque, com A.Pedro Ribeiro e Luís Carvalho no CLP deste mês.
Pedimos desculpa pelo erro e agradecemos a Angel a chamada de atenção. A próxima noite de Poesia de Choque é no dia 18 de Junho, pelas 21h30.
Contamos consigo!

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "JÚLIO RESENDE - HOMENAGEM DO TEP NA CASA-MUSEU TEIXEIRA LOPES

segunda-feira, 15 de junho de 2009

OFICINAS DE FILOSOFIA PRÁTICA E PENSAMENTO CRÍTICO

- saber mais aqui.

DIA 20 DE JUNHO, APRESENTAÇÃO DA OBRA "A FRAGMENTAÇÃO DO SELVAGEM"

A apresentação da obra "A fragmentação do Selvagem", da autoria de Amadeu Liberto Fraga, estará a cargo de Gonçalo Nuno Faria.


O que a poesia de Fraga nos oferece é a oportunidade de voltar a acreditar. Reconcilia-nos com a nossa ancestralidade e, por via de uma inocência perdida, faz-nos ter esperança num amanhã onde quase duvidamos acordar. Abre-se, pois, o caminho para a desilusão como via de alcançar um mais alto propósito. Esta é, assim, uma poesia que nos leva a atentar na arte do acaso urbano em pormenores simples e nem por isso menos importantes que a arte do amor, aqui e ali descrita em episódios que se lêem com a autoridade de quem já amou.

O BALANÇO DA FEIRA DO LIVRO DO PORTO NOS ALIADOS

"Encerrou sem chuva e, mesmo em tempo de crise, o volume de vendas "cresceu" em relação ao ano anterior. O regresso da Feira do Livro do Porto à Baixa e ao ar livre, contudo, não agradou a muitos dos livreiros presentes: faltou a sombra das árvores nos dias de maior calor, não existiam casas de banhos e os horários estavam "desajustados"."

- ler aqui a notícia completa do DN Online
- retirado daqui da revista Ler.