sábado, 4 de abril de 2009

INAUGURAÇÃO NO CLUBE DA VIDEO-INSTALAÇÃO "PATA-LUGARES", DE NÉ BARROS


Inauguração da Vídeo-instalação "Pata-lugares", de Né Barros, esta tarde, pelas 18h30, na Caixa Negra da Cave no Clube Literário do Porto.

Esta instalação foi apresentada no contexto do “Ciclo Né Barros” promovida pelo Teatro Nacional S. João em 2007. A instalação funciona como uma recuperação de um possível discurso “patafísico” e onde se sugere um novo conceito os pata-lugares reflexo de um mundo de hoje.

Pata-lugares foi inicialmente concebida como uma video-performance para um seminário Patafísico organizado pelo curso superior de artes plásticas da ESAP. Exausto o tema dos lugares e dos não-lugares, a ideia era lançar um novo conceito e uma nova problemática, a dos pata-lugares e ao mesmo tempo apontar uma solução, segundo o bom-tom patafísico, imaginária e que era: ir não indo, mas voltar sempre!!!

Dessa video-performance evoluiu-se para uma video-instalação cujo conceito foi na altura narrado no seu absurdo da seguinte forma: Eu protegida por uma transparência, expresso a imaterialidade do meu enquadramento e encontro a solução para nunca estar realmente… Quase ali ou no meu pata-lugar. Dentro do meu invólucro transparente tenho inscrito no peito: Volto Já! (assina Atal)

Conceito e interpretação: Né Barros
Video: Filipe Martins
Uma instalação criada a partir das conferências “Patafísica” organizadas pelas ESAP curso de Artes Plásticas (2004 e 2005). As conferências foram apresentadas sob o nome Patafísico Atal (Né Barros) e ef-em-mart (Filipe Martins).
Produção:Balleteatro
Co-produção Balleteatro e Teatro Nacional S. João

HOJE
no CLP
às 18h30


Sem comentários: