sábado, 18 de outubro de 2008

NOITES DE OUTONO com Daniela Anjo e Joana Barata

Noites de Outono no Clube Literário do Porto, hoje com música de Daniela Anjo (flauta transversal) e Joana Barata (piano).


HOJE
no CLP
às 23:00

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA “HOME+“ , DE ALEXANDRE ROLA

Inauguração da exposição de pintura “home +” de Alexandre Rola, esta noite, dia 18 de Outubro, às 21:30, no Clube Literário do Porto.


Pinturas em acrílico utilizando como suporte "cartazes de rua". Uma metáfora das vivências e experiências do homem, uma espécie de acumulação de saberes. Memórias fragmentadas representadas por cartazes rasgados. Nostalgia do passado. Olhar para trás na procura de dar sentido ao futuro, sendo todo o presente já uma recordação.


- saber mais aqui sobre o autor.


A exposição “home +” estará patente na Cave do Clube Literário Porto até ao dia 31 de Outubro.


HOJE
no CLP
às 21:30

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

EXPOSIÇÃO DE PINTURA "HOME +", de Alexandre Rola

A exposição de pintura “home +” de Alexandre Rola estará patente no Clube Literário do Porto, no dia 18 de Outubro.



- saber mais aqui sobre o autor.

CONCERTO: Isabel Nogueira e Tiago Matias

Concerto no Piano Bar do Clube Literário do Porto, esta noite com música de Isabel Nogueira (soprano) e Tiago Matias (alaúde e tiorba).


HOJE
no CLP
às 23:00

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

EXPOSIÇÃO “NO CAMINHO PARA O SILÊNCIO”, DE HELENA PARATY NO CLP

“NO CAMINHO PARA O SILÊNCIO II” estará a exposição na Galeria do Clube Literário do Porto, no dia 18 de Outubro.



“Numa época em que a ciência nos ensina que o Universo está numa cada vez mais acelerada expansão de natureza exponencial, e que isso implica que, dentro de pouco tempo, formas físicas tal como as que conhecemos deixarão de ser possíveis, percebemos, ao lançarmos um atento e tranquilo olhar a nossa volta, que a velocidade vertiginosa em que vivemos imersos no nosso quotidiano, não é de forma alguma provocada pelo homem.

O homem, ínfima estrutura vivente, quando comparado com a imensidão de poder dos grandes movimentos do Universo, nada é e nada pode, apesar da sua inesgotável arrogância.

Chegados ao século XXI, vemos que tudo treme por debaixo dos frágeis pés das humanidade, que lenta e inexoravelmente está sendo colocada frente a frente com a sua própria criação, uma criação completamente dessincronizada tanto das leis que regem a terra, como das grandes leis do Universo.

Quando alguém se torna consciente do circo irreal das aparências em que todo o planeta vive mergulhado, esse alguém percebe, de facto, que nada é, que, de facto, nada sabe.

O humano que chegou a esse estado, já não se gasta a querer mudar o mundo, pois percebe que nem o mundo quer mudar, nem ele tem qualquer possibilidade de poder mudar o mundo. Esse humano torna-se então extremamente Silencioso, e nesse estado percebe que uma outra voz começa a falar dentro de si, a Voz do Silêncio, uma voz que não provém da sua personalidade biológica, mas sim das estruturas mais profundas do Ser.

Só então esse Ser-Humano entra n’O CAMINHO PARA O SILÊNCIO, o Único Caminho Real.”



- Luis M Lopes.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

LIVRO DIGITAL ULTRAPASSA PAPEL DENTRO DE 10 ANOS

“Os livros electrónicos vão ultrapassar o volume de negócios dos livros de papel dentro de 10 anos. A conclusão resulta de um inquérito realizado entre mil profissionais do sector de 30 países presentes na Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.”


- fotografia por Thomas Lohnes/ AFP

- ler aqui a notícia completa no JN

ARAVIND ADIGA VENCE MAN BOOKER PRIZE

“Aravind Adiga, 33, won the 40th Man Booker prize on Tuesday night for his debut novel, “The White Tiger,” a vivid exploration of India’s class struggle told through the story of a village boy who becomes the chauffeur to a rich man.”



- ler aqui a notícia no New York Times.

- saber mais aqui sobre o autor no site da Man Booker Prize.

- ler aqui um extracto do "White Tiger", livro vencedor, no The Telegraph.

“MORTO COBRIDO DE AMOR”, ANTÓNIO LOBO ANTUNES

“Pensava que uma das poucas qualidades que tinha era a ausência de inveja. Não é verdade. Invejo os poetas. O que eu queria mesmo, o que mais queria neste mundo, o que mais desejava mas não tenho talento, era ser poeta. Até aos dezanove, vinte anos, só escrevi poemas. Descobri que eram maus, que não era capaz, que me faltava o dom. Foi um achado tremendo para mim, a certeza que a minha vida perdera o sentido. E então, aflito, desesperado, a medo, comecei a tentar outra coisa, porque não me concebia sem uma caneta na mão.”

- ler aqui a crónica de António Lobo Antunes na Visão.


- achado aqui no Porosidade Etérea.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

MURILO ANTÓNIO CARVALHO VENCE PRÉMIO LEYA

O vencedor da 1ª edição do Prémio Leya é o brasileiro Murilo António Carvalho, autor do romance «O Rasto do Jaguar», anunciou hoje o presidente do júri, Manuel Alegre.

- ler aqui a notícia no Diário Digital.

OS HÁBITOS DE LEITURA - PERSUADINDO AS NOVAS GERAÇÕES

"Reading is not a static activity. It has always changed from one generation to another, depending on where literacy skills sat within society and what texts were available and why."

"(…) The typical eight-year-old reads nearly 16 books a year but, by the time they reach 15 or 16, this has dwindled to just over three books per year. The big drop-off starts after the first year of secondary school, when the number of books read falls from nearly 12 a year to just six. “

- ler aqui o artigo completo de Richard Garner no The Independent.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CICLO DE CINEMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO E NÃO-VIOLÊNCIA ADIADO

Por motivos alheios ao Clube Literário do Porto, o Ciclo de Cinema sobre Discriminação e Não-Violência promovido pela Amnistia Internacional e pelo Movimento Humanista, que estava previsto para o dia 23 de Outubro no Auditório do CLP, foi adiado para o dia 20 de Novembro.

QUAL O PAPEL DAS BIBLIOTECAS NA ERA DIGITAL?

“Many have asked what the role of the library will be in the new digital age? For some it’s about funding, for others information access and other preservation. The relationship between private enterprise and public funding is ever changing and this introduces further new challenges in this digital age.”

- ler aqui o post no Brave New World.

- achado aqui no Books, Inq: The Epilogue.

domingo, 12 de outubro de 2008

RAMIRO FONTE (1957 - 2008)



“El poeta gallego Ramiro Fonte, actual director del Instituto Cervantes de Lisboa, ha fallecido la pasada madrugada en el hospital de Bellvitge de Barcelona a los 51 años, a causa de la enfermedad que padecía. (…) Actualmente dirigía el Instituto Cervantes de Lisboa, aunque llevaba ingresado desde el pasado 23 de septiembre en el centro hospitalario de Barcelona.”


- ler aqui a notícia completa no El Mundo.

ONTEM, NO CLP

Na primeira visita do poeta de Bristol à cidade do Porto, Filipa Leal e Lawrence Pettener durante "O guindaste branco espalha as suas asas".



- fotografias por Alexandra Malheiro

A BIBLIOTECA DE ORHAN PAMUK

“El núcleo de mi biblioteca lo forma la de mi padre. A los diecisiete o dieciocho años, cuando empecé a pasar la mayor parte de mi tiempo leyendo a solas, atacaba los libros del salón de mi padre tanto como las librerías de Estambul. Fue entonces cuando comencé a, si leía algo que me gustaba, llevármelo de la biblioteca de mi padre a la de mi cuarto y a colocarlo entre mis propios libros. Mi padre, feliz de que su hijo leyera, se alegraba de que añadiese a mi biblioteca algunos de sus libros y cuando veía en mis estantes alguno de sus antiguos volúmenes bromeaba conmigo diciendo: "Vaya, también este libro ha sido elevado a una alta categoría".”

- ler aqui o artigo completo do Nobel no El País.

PORTUGUÊS EM DESTAQUE NA CIMEIRA LUSO-BRASILEIRA

"A afirmação da língua portuguesa no plano internacional será um dos temas centrais da IX Cimeira Brasil-Portugal, a realizar a 28 de Outubro, em Salvador da Baía, segundo o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado."

- ler aqui a notícia completa no Diário Digital