sábado, 6 de junho de 2009

ONTEM, NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO



COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO AMBIENTE NO CLP





No dia Mundial do Ambiente, o Clube Literário do Porto promove um conjunto de actividades dirigido às crianças da Fundação Couto, com materiais da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo, ISDIN e o apoio da Divisão Municipal do Ambiente da Câmara Municipal de Gaia.

O espaço estará aberto a qualquer criança que queira participar. E, como acontece em todos os eventos promovidos pelo CLP, a entrada é livre.



HOJE


no CLP


às 09h30

SANDRA BOTELHO E ALBERTO MENDONÇA - CONCERTO

Esta noite, pelas 23h00, no Piano Bar do CLP estarão Sandra Botelho (canto) e Alberto Mendonça (piano).

HOJE
no CLP
às 23:00

EXPERIMENTE O TRADUTOR "Pertués -> Mirandés"

Comece já a experimentar aqui e não se esqueça de aparecer no dia 10 de Junho, Dia de Camões, pelas 18h00, no Clube Literário do Porto para uma conversa informal que assinala os 10 anos de Mirandês como Língua Oficial, com a presença de Amadeu Ferreira, Júlio Meirinhos, António Bárbolo, José Meirinhos e do jornalista Carlos Magno.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

ESTE MÊS A SESSÃO DAS QUARTAS MAL-DITAS ACONTECE NO DIA 9!


Excepcionalmente e porque no dia 9 de Junho se assinalam os dez anos do desaparecimento do poeta Daniel Faria, a próxima sessão das Quartas Mal-Ditas não se realiza na última Quarta-Feira do mês, mas já na próxima Terça-Feira.
A colagem de textos e organização são, como habitualmente, da autoria de Anthero Monteiro. E teremos as leituras dos já conhecidos António Pinheiro, Amílcar Mendes, Isa Mar, Luís Carvalho, Rafael Tormenta, Marta Tormenta e Anthero Monteiro.
Contaremos ainda com as presenças dos poetas Rosa Alice Branco, Nuno Higino e dos vencedores do Prémio Daniel Faria, Joana Serrado e Paulo Renato.

Contamos com a sua presença!

CONCERTO "Luso-Helvetic Ensemble"

Esta noite, pelas 23h00, o CLP recebe Susana Dias (fagote) - Portuga, Beatrix Graf (clarinete) - Suíça e Stephan Hodel (acordeão).

HOJE
no CLP
às 23h00

quinta-feira, 4 de junho de 2009

DIA 7 DE JUNHO, HORA DO CONTO NO CLP COM O LIVRO "O SONHO COR-DE-VERDE DA RITA"


Dia 7 de Junho, no próximo Domingo, o Clube Literário do Porto volta a promover um espaço de promoção da leitura junto dos mais pequenos, com a Hora do Conto, a partir de agora a decorrer todas as semanas, pelas 15h00 na Galeria do CLP.
No próximo Domingo, o livro escolhido é "O sonho cor-de-verde da Rita", de Maria dos Santos e Ana Almeida, com ilustrações de Adelino Barroso.

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE NO CLP


No dia Mundial do Ambiente, dia 5 de Junho, pelas 09h30, o Clube Literário do Porto abre as portas às crianças da Fundação Couto ao promover um conjunto de actividades com materiais da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo, ISDIN e o apoio da Divisão Municipal do Ambiente da Câmara Municipal de Gaia.

Venha comemorar connosco o Dia Mundial do Ambiente!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A PARTIR DE JUNHO, TODOS OS DOMINGOS HÁ HORA DO CONTO PARA OS MAIS PEQUENOS NO CLP

O CLP RECOMENDA A LEITURA DE

"As mãos da escrita - 25 anos do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea" da Biblioteca Nacional de Portugal para ver gratuitamente em formato digital aqui.

DIA 19 DE JUNHO, APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O MEU AVÔ AFRICANO" NO CLP


Dia 19 de Junho, pelas 18h00, o Clube Literário do Porto tem o prazer de receber o Coronel Aniceto Afonso para a apresentação do seu último livro "O meu avô africano", Casa das Letras. A apresentação da obra estará a cargo do Coronel Carlos de Matos Gomes.

terça-feira, 2 de junho de 2009

PRÉMIO CAMÕES ATRIBUÍDO AO CABO-VERDIANO ARMÉNIO VIEIRA

Lisboa, 02 Jun (Lusa) - O júri do Prémio Camões decidiu atribuir o galardão deste ano ao poeta cabo-verdiano Arménio Vieira, disse à Agência Lusa fonte oficial.

- ler aqui o resto da notícia na RTP online.

NOTÍCIAS EM MIRANDÊS


Já é possível ter acesso aqui às notícias diárias em Mirandês.
- fotografia de Paulo Passos.


NOTA: Lembramos que no próximo dia 10 de Junho, dia de Camões, pelas 18h00, o Clube Literário do Porto organiza uma conversa informal em torno dos 10 anos do Mirandês como segunda língua oficial em Portugal. Estarão presentes Amadeu Ferreira, Júlio Meirinhos, António Bárbolo e José Meirinhos para falar sobre uma década de lhéngua, numa tertúlia moderada pelo jornalista Carlos Magno.

BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS


Estes e outros livros dedicados aos mais pequenos e incluídos no Plano Nacional de Leitura disponíveis aqui , gratuitamente, num formato digital e interactivo, no site da Biblioteca de Livros Digitais.
O Clube Literário do Porto recomenda uma visita!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

FEIRA DO LIVRO DO PORTO / LOCALIZAÇÃO ALIADOS

Eunice Brito, do Clube Literário do Porto, acha que levar a festa para o ar livre é uma boa mudança. "Estávamos mesmo a precisar de mudar para um sítio como a Avenida. Já estava completamente gasto o modelo do Palácio de Cristal", afirma.

- ler aqui a notícia completa no JN Online.

DISPERSÃO

No próximo dia 6/6, pelas 16,30, a Poetria e as Edições Sempre-em-pé apresentam no Café Guarany (Av. Aliados - Porto), o livro "Dispersão - Obra reunida", do poeta Nuno Dempster.
Trata-se de poemas de uma vida, com uma carga emotiva e humana de alguém que enfrenta a exaltação do amor e a inevitabilidade do tempo e da morte com a serenidade dos estóicos e a inquietação dos apaixonados. Um tratado sobre a vida que todos levamos e trazemos em nós.
A apresentação será feita por Amadeu Baptista, com a intervenção do autor, e serão lidos poemas com acompanhamento à viola com baladas e canções.

domingo, 31 de maio de 2009

A CARAVANA NO PAVILHÃO DO CLP NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO

No dia 10 de Junho, Rui Manuel Amaral participa num dos debates sobre a Nova Micro-Ficção Portuguesa que faz parte do Programa Oficial da Feira. Não perca!

PRESA SERIAL-KILLER DE AGATHA CHRISTIE

Foi presa no Irão uma serial-killer que confessou ter-se inspirado nos livros de Agatha Christie para cometer os seus crimes. A notícia vem no The Guardian com o seguinte título: "Irão prende serial-killer de Agatha Christie".

- retirado daqui, do Cadeirão Voltaire.