sábado, 23 de maio de 2009

MELODIAS DE SEMPRE: José Rito

As Melodias de Sempre, esta noite, pelas 23h00, com José Rito ao piano.

HOJE
no CLP
às 23h00

sexta-feira, 22 de maio de 2009

1ª SESSÃO DO CICLO DE CONVERSAS SOBRE VIAGENS E OUTRAS DESLOCAÇÕES HOJE NO CLP




HOJE
no CLP
às 21h30

CONCERTO ANA MARGARIDA SILVA

Ana Margarida Silva (piano), vai estar esta noite, pelas 23h00, no Piano Bar do Clube Literário.

HOJE
no CLP
às 23h00

quinta-feira, 21 de maio de 2009

LIVROS QUE NOS ILUMINAM AS NOITES

Como este, criado por Cressida Payavis e descrito aqui, no blogue da NewYorker: "One side is printed with a clear varnish, visible only in the light; the other with glow-in-the-dark ink, for nighttime reading. When the reader falls asleep, the fluorescent side functions as a nightlight."

HOJE, NO CLP, POESIA DE CHOQUE

HOJE
no CLP
às 21h30

quarta-feira, 20 de maio de 2009

EM MIRANDÊS

"Grandes poetas em mirandês", é o título de um artigo de Francisco Pinto publicado hoje no Jornal de Notícias, sobre o homem que na última década traduziu mais de "uma centena de autores portugueses e estrangeiros" para Mirandês.

Francisco Niebro ou Amadeu Ferreira, maior divulgador da língua mirandesa, é o homem de quem se fala. Já traduziu para Mirandês dois volumes da banda-desenhada Asterix, a Bíblia e Os Lusíadas. Tem um blogue dedicado ao tema.

No Nordeste, semanário regional de informação, empresta o nome a uma coluna de opinião e uma série de entrevistas dedicadas a dar a conhecer a cultura do Mirandês. Ajuda a disponibilizar online um tradutor de Mirandês-Português.




E estará aqui connosco no Clube Literário do Porto, no próximo 10 de Junho, data em que se comemora o Dia de Camões e Portugal, com Júlio Meirinhos e José Meirinhos, para uma tertúlia que assinala também os 10 anos do Mirandês como segunda língua oficial portuguesa.





Contamos com a sua presença!

ESTE DOMINGO, UM CAFÉ FILOSÓFICO NO CLP



- Organização: Revista Um Café
- Moderação: Tomás Carneiro

terça-feira, 19 de maio de 2009

O PODER DOS LIVROS

- saber mais aqui no website da Better World Books.

9 DE JUNHO, EVOCAÇÃO DE DANIEL FARIA


Dia 9 de Junho, pelas 21h30, o Clube Literário do Porto assinala os dez anos do desaparecimento do poeta Daniel Faria, com uma tertúlia em torno da sua obra e leituras encenadas dos seus poemas.
Falecido aos 28 anos, em 1999, Daniel Faria é um dos poetas da Geração de 90.
Sobre ele disse o escritor Mário Cláudio: "Daniel Faria deixou o que transcende a memória de um nome, a permanência de um lampejo que o futuro, corrector de impulsos e de distracções, bem poderá erigir ao plano de uma evidência maior. Inscreve-se esta colectânea de versos por isso na observação dessa possibilidade, o que dela fará uma página em branco, apta ao abraço dos sinais que o trânsito de uma alma pretender registar. (...)
Os poemas de Daniel Faria assombram-se e acendem-se num advento da morte, tão ansiado quanto temido, que dela faz pedra da ara do sacrifício e aprendizagem do voo da redenção. Desta antecipação do fim, percebido como golpe, e não como condição, tratam os versos que o equiparam ao que 'dói como os cristais que são impuros' por serem humaníssimos na sua efemeridade."

segunda-feira, 18 de maio de 2009

SUGESTÕES DE LEITURA PARA MAIO, por Nuno Brito

Detectives Selvagens - Roberto Bolaño, Edições Teorema
Dois poetas, Ulisses Lima e Roberto Belaño em busca de Cesária Tinagero uma poetisa perdida no norte do México. Um trama policial rodeia o seu encontro e a sua fuga para a Europa. Uma narrativa polifónica que segue a pista das suas andanças por França, Espanha, África, Israel, Áustria. A história é delineada pelos personagens que contam a vida dos poetas quando se cruzam com o seu caminho, uma visão da pressa de viver no meio da sórdida e irónica vida contemporânea. Susang Sontag define Roberto Belaño como o líder da nova geração de narradores da Hispano América.

O Beijo da Mulher Aranha – Manuel Puig, Relógio d’Água
Tradução de Elsa Castro Neves
Escrito em 1976 e proibido logo na Argentina, o Beijo da Mulher Aranha foi adaptado para cinema por Héctor Balenco. Conta a história de dois presos que partilham a mesma cela, Valentín, prisioneiro político e Luís Molina, um homossexual que teme pela morte da mãe. O cinema serve de motivo de conversa entre o que convém não dizer e o que é preciso falar para sobreviver.

O Espelho que foge – Giovanni Papini
Conjunto de contos que Jorge Luís Borges escolheu para a Biblioteca de Babel, a colecção que lhe pediram para organizar. Uma obra prima do conto contemporâneo onde a perversidade assume uma grande dimensão humana num equilibro tenso. Grande obra de construção de personagem do autor da História de Cristo e GOG.

O Mal de Montano - Enrique Vila-Matas, Edições Temas e Debates
Se Bartleby e Companhia girava à volta de notas de rodapé de um texto que não existia, O Mal de Montano é exactamente o contrário: escrever obsessivamente, levar a vida através das vidas que os outros escreveram; a realidade é transgredida pela imaginação literária e o escritor converte-se no objecto da sua própria trama. Exemplo de transversalidade e experimentação “O Mal de Montano” é uma expiação da vida culpável que resiste a ser escrita. Se Vilas Matas não conseguiu com a sua primeira romance, a “Assassina Ilustrada” fazer morrer o leitor revelando-lhe um segredo vital, neste livro logra enfermar, contagiar o mal, a saber: a literatura.

As Partículas Elementares - Michael Houellebecq, Edições Temas e Debates
Conhecido como o último Infant Terrible das Letras francesas, Michael Houellebecq transmite-nos a sua visão pessimista e individual do futuro. Dois irmãos, um literato e outro cientista unidos por um destino comum: a mãe abandona os dois para se juntar a comunidades new age . Se a primeira transformação metafísica sofrida pela Humanidade foi o Império Romano e o segundo o Cristianismo, o passo seguinte, para o escritor é a ciência moderna, tomando como referência Aldous Huxley; O autor afirma que a reprodução assexuada dos seus componentes é o que vai salvar os que nos sucedem; a família vista como fracasso de uma sociedade em degradação vai desaparecer.

O Leilão do lote 49 - Thomas Pynchon
O mais misterioso dos escritores da actualidade nos Estados Unidos com uma das suas obras clássicas. Mantém o anonimato. Ninguém o conhece apesar de ter ganho o National Book Award. Não é raro ver ninjas que sabem fazer um toque que corta o fluxo sanguíneo ao cabo de um ano (Quentin Tarantino e Bart Simpson não foram os primeiros a pensá-lo), cabeças nucleares perdidas no deserto. Lote 49 foi considerado por Harold Bloom como um dos melhores romances da língua inglesa no ano de 1966.

Teatro Completo – Sarah Kane, Campo de Letras
Dela disse alguém que faria esquecer Becket.

Rayuela (O jogo do mundo) - Júlio Cortázar
Oliveira, um artista complicado; uma mulher, a Maga que vive, sem grandes explicações no meio do clube da Serpente (um clã de intelectuais), ambos em França nos anos sessenta, julgando o amor e o desamor. Um livro composto por 128 capitulos que pode ser lido de duas formas: a primeira, a leitura dos capítulos 1 a 56; a segunda, de acordo com a sugestão que faz o autor no início do livro, sugere que a novela pode ser lida de forma escalonada com os capítulos prescindíveis, ou seja os que estão depois do final convencional e que vão do 56 ao 128. Uma busca metafísica. Júlio Cortázar é, sem dúvida alguma o autor mais preponderante do Boom Latino Americano.

A Grande Guerra pela Civilização - Robert Fisk
Trata-se de um relato periodista integrado por múltiplos artigos que o jornalista Robert Fisk escreveu desde a sua chegada ao Médio Oriente em 1975. Neste livro não só há História, há também um estudo da situação do Médio Oriente e dos seus principais actores. Uma entrevista que fez a Bin Laden, uma frase de Sadan Hussein (política é fazer exactamente o contrário do que esperam que faça, por isso repreender os que me obedecem por fazê-lo), anedotas sobre Yassef Arafat. Faz uma cartografia do conflito e conta-nos a outra história, a dos invadidos. Um exercício de lucidez, um ensaio que, ao longo de mais de quinhentas páginas, deixa poucas dúvidas sobre a barbárie e a injustiça que impera na região.

O Livro do Deslumbramento – Lord Dunsany, Saída de Emergência
Conjunto de contos de literatura fantástica escritos por Lord Dunsany, aristocrata irlandês dos inícios do século XX, senhor de vários castelos e de um imaginário intensíssimo. A crítica social é subtil e conseguida através da lenda. Atenção ao conto “As preces imprudentes de Pombo, o idólatra”. The book of wonder foi traduzido para português em 2008 pela “Saída de Emergência”
Poesia:
O Livro das aves – Tiago Patrício 2009 – Quasi – Vencedor do Prémio Daniel Faria 2009.
Corvo – Rui Lage – Quasi 2009
Uma Devastação Inteligente – Sara F. Costa (Atelier Editorial) 2007
Fantasmas inquilinos – Daniel Jonas – Cotovia 2005
Nossa Senhora de Quê – Ana Luísa Amaral

Antologia:
Antologia Jovens Escritores 2008 – Clube Português de Artes e Ideias – Antologia dos textos seleccionados para a Mostra Nacional Jovens Criadores 2008.
Revista Criatura nº 3 – 2009
Revista Sin-ismo nº 1: Projecto imaginário e heteroutópico - Abril 2009 : (Apresentação a 29 de Maio no Clube Literário do Porto)

Nuno Brito nasceu no Porto em 1981. É editor da revista Sin-ismo: projecto imaginário e heteroutópico. Integrou a Mostra Nacional Jovens Criadores 2008 na categoria de literatura participando na colectânea “Jovens Escritores 2008” do Clube Português de Artes e Ideias. Em 2008 obteve o primeiro lugar no concurso literário AE/FLUP da Faculdade de Letras do Porto (Poesia). Integrou os workshops de Escrita Criativa orientados pela Professora Ana Luísa Amaral (Reitoria da UP). Actualmente frequenta o Mestrado em História Medieval e do Renascimento e o curso de Teoria da Literatura.

À CONVERSA SOBRE VIAGENS E OUTRAS DESLOCAÇÕES, MIGUEL GULLANDER E GONÇALO VILAS BOAS NO CLP



Numa época em que todos podemos estar a qualquer momento em qualquer parte do mundo sem, efectivamente, haver uma deslocação física, o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com o Clube Literário do Porto, convida-o a participar no ciclo de "Conversas sobre viagens e outras deslocações". Neste ciclo contaremos com a presença de viajantes, ensaístas e críticos, de modo a que possamos dialogar sobre a viagem/deslocação efectiva e a escrita de viagem.

As conversas iniciam já dia 22 de Maio no Auditório do CLP. Na sessão de abertura estará presente o escritor Miguel Gullander, para falar sobre a escrita da viagem e as viagens da escrita, numa conversa apresentada pelo Prof. Gonçalo Vilas Boas.

Contamos com a sua presença!

21 DE MAIO É DIA DE POESIA DE CHOQUE

domingo, 17 de maio de 2009

DIA 33 DE MAIO, ABERTURA DO CICLO DE "CONVERSAS SOBRE VIAGENS E OUTRAS DESLOCAÇÕES"



Lembramos que no dia 22 de Maio se inicia o ciclo de "Conversas sobre viagens e outras deslocações", numa sessão moderada pelo Professor Gonçalo Vilas Boas, do Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e com a presença do escritor Miguel Gullander.

REANIMATION