sábado, 20 de setembro de 2008

OS MAUS DA FITA

O The Telegraph compilou os nomes dos 50 maiores vilões da Literatura. Na lista encontramos personagens desde O’Brien de “1984” de Orwell, Edmund de "King Lear" de Shakespear, até ao Conde Drácula, de “Drácula” de Bram Stoker.




“It's perhaps the nature of grown-up literature that it doesn't all that often have villains, in the sense of coal-black embodiments of the principle of evil. And even when it does, it's not always so easy to tell who they are. Is God the baddie, or Satan? Ahab, or the white whale?”

- ler aqui a lista completa no artigo do The Telegraph.

RECITAL ENZA FERRARI

Esta noite, o CLP terá o prazer de receber o Recital de encerramento da Master Class da pianista Enza Ferrari no Piano Bar do Clube Literário do Porto.



- saber mais aqui sobre Enza Ferrari.


HOJE
no CLP
às 21:30H

EXPOSIÇÃO “RELAÇÕES EMPRESARIAIS” de Miguel Oliveira

Inauguração da exposição de pintura "Relações Empresariais" de Miguel Oliveira, este sábado, dia 20 de Setembro, às 19:00h, no Clube Literário do Porto.



“Relações Empresariais
Hey, tenazes de sapateira,
Fecha ai a torneira!
Entre roupa lavada e roupa suja
Encontram-se os engomadores
de serviço.
Uns de mota outros de triciclo,
Paranóia no assento de trás,
Ar frio este que respiro.
Sexto sentido bastante comprimido,
O inevitável comprimido comprido.
Vai ele goela abaixo feito super-homem
Tendo como destino o intestino.
Relações e suas utopias,
Desejos conquistados com cuidado.
E para rimar com utopia
Lavei a cara na pia.”

Miguel Oliveira

- saber mais aqui sobre o artista.


A exposição de pintura “Relações Empresariais” estará patente na Cave do Clube Literário do Porto até 4 de Outubro.


HOJE
no CLP
às 19:00H

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

CONCERTO: Alberto Bastos e Marlene Fernandes

Concerto no Piano Bar do Clube Literário do Porto, esta noite com música de Alberto Bastos (clarinete) e Marlene Fernandes (piano).

HOJE
no CLP
às 23:00H

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ESPREITE!


A LEITURA PERDE PARA A TELEVISÃO

Os livros estão em queda e a televisão em alta. Apenas um em cada três pais lê para os filhos. Os dados são de um recente inquérito da Booktrust.

“Fresh evidence has shown that the decline in parents reading aloud to their children has deepened over the past two years, with busy lives, dinner and TV all getting in the way of a story at bedtime."

"A survey of more than 1,500 parents by books charity Booktrust found that only one in three parents are reading to their children daily, down from 43% two years ago. The average four to five-year-old spends twice as long watching TV every week as they do reading with their parents, while secondary school starters spend more time doing their chores (46 minutes) than reading with their parents (41 minutes). The average 11 to 12-year-old is in front of the television for 8 and a half hours a week, surfing the internet for four hours 14 minutes and reading alone for only three hours 19 minutes, Booktrust found.”

- ler aqui a notícia completa no The Guardian.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

TEOLINDA GERSÃO GANHA PRÉMIO MÁXIMA

“Teolinda Gersão, Irene Flunser Pimentel e Teresa Font foram as vencedoras dos Prémios Máxima 2008, atribuídos a obras publicadas por autoras portuguesas no ano anterior, informou a revista, que este ano cumpre o seu vigésimo aniversário.”

- ler aqui a notícia completa no Diário Digital.

FUTUROLOGIA

Na era (do) digital, haverá espaço para a leitura? O debate no The Independent, num artigo onde os peritos fazem as suas previsões sobre o futuro da literatura e dos livros:

“A transatlantic debate is currently raging about whether a decade of staring at computer screens, sending emails and text messages, and having our research needs serviced instantly by Google and Wikipedia, has taken a terrible toll on our attention, until our brains have been reconfigurated and can no longer adjust the tempo of our mental word-processing to let us read a book all the way through. “

- ler aqui o artigo no The Independent.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CADEIRA PARADE 2007





São mais de três dezenas as cadeiras redesenhadas pelos alunos da Escola EB 2/3 de Cristelo que enchem agora o espaço do CLP.

O projecto Cadeira Parade, da iniciativa da Associação Empresarial de Paredes, consistiu em desafiar cada uma das turmas da escola fazer a decoração de uma cadeira baseada na obra de um artista plástico nacional, com o objectivo de dar a conhecer o que de melhor se faz na arte em Portugal.

Depois de terem estado em exposição um pouco por todo o país, as cadeiras redesenhadas em 2007 pelos jovens artistas, encontram-se, a partir de hoje, no Clube Literário do Porto, até ao dia 30 de Setembro.

NO CLP
ATÉ 30 DE SETEMBRO

AS GRAVAÇÕES DE AGATHA CHRISTIE

São 14 horas de fita com a voz de Agatha Christie, gravada enquanto ditava a sua autobiografia, que surgem agora, mais de 40 anos depois.

“The recordings, hidden for more than 40 years, were discovered earlier this year by her grandson Mathew Prichard in a cardboard box in a storeroom at Christie's former home, Greenway, at Galmpton, near Brixham in Devon.”

- ler aqui a notícia completa na Sky News.

PORTO EDITORA NÃO VAI EDITAR “A JÓIA DE MEDINA”

A Porto Editora anunciou hoje em comunicado que "recusou editar" o romance da escritora Sherry Jones sobre o casamento do profeta Maomé com uma menina de seis anos, intitulado "A jóia de Medina".

A decisão foi tomada com base no parecer extremamente desfavorável redigido por um dos consultores editoriais da Porto Editora, a quem foi pedido a análise do original por Manuel Alberto Valente", lê-se no comunicado.

A editora portuguesa afirma que a sua decisão não foi influenciada pela "desistência da Random House em publicar o livro nos Estados Unidos".

- ler aqui a notícia completa na RTP

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CURSO DE LITERATURA: NOVÍSSIMA GERAÇÃO

Por que escrevem os que escrevem? Poucas perguntas suscitam respostas tão subjectivas. Cada escritor terá os seus motivos, todos legítimos, e cada um conduzirá a um estilo, a um olhar e a uma voz diferentes. Perceber por que razão escrevem os que escrevem é perceber por que razão também nós sentimos essa necessidade, nem que seja só através da leitura.

O confronto com o outro evidencia as diferenças, é certo, mas destaca igualmente a unidade que há em todas as escritas: vontade de contar histórias, criar novas linguagens, compreender o que somos e para onde vamos, abrir uma janela para o mundo.

Descobrir as motivações e as obras dos jovens escritores portugueses, revelados na última década, é o principal objectivo do curso Novíssima geração. No estudo dos livros de José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Jacinto Lucas Pires, João Tordo e Miguel Castro Caldas não esqueceremos a discussão sobre o que é ser “original“ hoje em dia.

Entre a tradição e a modernidade, entre os clássicos e os contemporâneos, lançamos um olhar sobre o presente, tendo em vista as raízes literárias que definirão os escritores de amanhã. A par de uma análise teórica, com base em entrevistas, críticas e reflexões temáticas, o curso terá uma forte componente prática, ao estilo dos clubes de leitura. Porque, no fundo, por mais voltas que se dê ao texto, é sempre o leitor que faz o escritor.

- ver aqui o Plano do Curso.

FORMADOR: Luís Ricardo Duarte



Nº DE AULAS: 12

CARGA HORÁRIA: 2 horas semanais

HORÁRIO: sábados de manhã

PROPINA: 120 €

PARA INFORMAÇÕES OU INSCRIÇÕES
EMAIL: clubeliterariodoporto@gmail.com (assunto: formação)
TELEFONE: 22 2089228



INSCRIÇÕES ABERTAS

QUATRO

De Fernando Dinis, no Texto-Al.

domingo, 14 de setembro de 2008

EDUARDO PUNSET NO CLP




O escritor e cientista estará no dia 23 de Setembro, terça-feira, no Clube Literário do Porto para a apresentação dos livros “Viagem à Felicidade“ e “A Alma está no Cérebro”, Dom Quixote.

- saber mais sobre o autor.
- ver aqui o blogue de Eduardo Punset.

POESIA ANIMADA

Curta metragem realizada pelos alunos do Programa Educação do Olhar baseado no poema homónimo de Jorge Salomão.