sábado, 21 de fevereiro de 2009

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "As meninas"


O trabalhos de Antónia Gomes distinguem-se por um imaginário em que o social aparece como uma forma oculta de realidades que tem muito a ver com as problemáticas humanas do nosso tempo, justificando-se uma maior difusão da sua obra, pois cultiva valores de modernidade que não passam despercebidos ao observador mais atento. As suas aguarelas, além de denunciadoras, reflectem uma linguagem solta e um sentido de libertação que singulariza a obra da artista no seu tempo.

Trata-se, no conjunto, de personagens humanas envolvidas de mistério e de sofrimento, mas ao mesmo tempo ansiosas de uma intensa liberdade que afaste para sempre os mais ocultos constrangimentos.Surge, assim, na sua obra uma fuga para a frente, em que a artista e revela desejosa de atravessar o portal da esperança. Antónia Gomes, tem uma maneira muito peremptória de trabalhar a sua aguarela em que resultam planos e segmentos, reforçados de gestualismos espontâneos e certeiros, que conferem uma expressão pictórica livre e uma solidez quase abstracta as suas personagens.

A exposição de pintura de Antónia Gomes, que hoje inaugura, poderá ser visitada na Galeria do CLP até ao final do mês de Fevereiro.


HOJE
no CLP
às 17h30

MELODIAS DE SEMPRE COM SANDRA BOTELHO E ALBERTO MENDONÇA

Melodias de Sempre com Sandra Botelho (canto) e Alberto Mendonça (piano), esta noite, pelas 23h00 no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

HOJE
no CLP
às 23h00

"LEMBRANDO GISBERTA: IDENTIDADE DE GÉNERO E CIDADANIA" - DEBATE PÚBLICO NO CLP

Debate público No terceiro aniversário da morte de Gisberta Salce Júnior o Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto (GRIP) organiza um debate público com a presença dos oradores: Nuno Carneiro, psicólogo, investigador, activista LGBT independente; João Tavares, interno de psiquiatria do Hospital de Júlio de Matos; Ricardo F. Diogo, advogado estagiário e Luísa Reis (GRIP). A moderação estará a cargo de Salomé Coelho, doutoranda em Estudos Feministas.

- saber mais aqui sobre o GRIP.


HOJE
no CLP
às 15h30

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CONCERTO PEDRO TELLES E MIGUEL OLIVEIRA

Esta noite, no Piano Bar do Clube Literário do Porto, concerto de Pedro Telles (barítono) e Miguel Oliveira (piano).

HOJE
no CLP
às 23h00

AMANHÃ DEBATE PÚBLICO "LEMBRANDO GISBERTA: IDENTIDADE DE GÉNERO E CIDADANIA"

Debate público três anos depois da morte de Gisberta Salce Júnior, organizado pelo Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto (GRIP), amanhã, dia 21, pelas 15:30h, no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

Estarão presentes os oradores Nuno Carneiro, psicólogo, investigador, activista LGBT independente; João Tavares, interno de psiquiatria do Hospital de Júlio de Matos; Ricardo F. Diogo, advogado estagiário e Luísa Reis (GRIP). A moderação estará a cargo de Salomé Coelho, doutoranda em Estudos Feministas.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO ENTRA EM VIGOR ESTE SEMESTRE

O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, afirmou esta terça-feira que o novo acordo ortográfico deverá entrar em vigor no primeiro semestre deste ano, mas tudo depende de negociações com os outros países da CPLP.
"Estamos em conversações com os outros países da CPLP [como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe] para ver se encontramos uma data para o adaptar nos documentos oficiais, nas imprensas nacionais e que os diários oficiais ["Diário da República"] dos vários países passem a adoptar a ortografia do novo acordo ortográfico", disse Pinto Ribeiro à agência Lusa.

- ler aqui a notícia no JN.

FOTOS DO PROJECTO CLARICE NO CLP

Algumas fotografias do passado dia 14 de Fevereiro, dia em que o Projecto Clarice se apresentou no Clube Literário do Porto para ver aqui, no Blogue do Projecto de Patrícia Lino.

LANÇAMENTO DA REVISTA "UNIDADE7"



Esta noite, pelas 21h30, lançamento da Revista Unidade7, uma publicação impressa a cores, com 130 páginas, e com uma tiragem de 1000 exemplares. Conta com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e da sua Associação de Estudantes, da Ordem dos Arquitectos, da Casa da Música, da Reitoria da Universidade do Porto e do Instituto Português da Juventude.


A Unidade, cujo primeiro número se publicou em Julho de 1988, materializa-se a partir da reflexão crítica sobre temas que se consideram fundamentais na cultura e arquitectura contemporânea, lidos a partir da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Até 1998, foram publicados 6 números sob a direcção editorial e coordenação dos Arquitectos Jorge Figueira, Nuno Grande, Pedro Gadanho, Jorge Lourenço, Luís Tavares Pereira, Pedro Vasconcelos, Manuel Ventura, Pedro Cortesão Monteiro, Miguel Figueira, Joaquim Moreno, Pedro Bandeira, Alberto Lage, António Neves, Miguel Cardoso, Miguel Reis, Gonçalo Furtado, João Soares, André Tavares, Filipa Guerreiro, Ivo Oliveira, João Paulo Cabeleira, Nuno Pinheiro, Pedro Castelo, Rui Veloso e Vasco Melo.

O número 7 da publicação, cujo lançamento acontece no Clube Literário, publica-se assim vinte anos após a sua primeira edição e dez após a última.

E / I / Migrações é o tema que abordamos na Unidade7. O fenómeno da deslocação e mobilidade iniciada seriamente com a entrada de Portugal na União Europeia em 1986 e mais claramente permitida e incentivada posteriormente com os programas Erasmus, Sócrates e semelhantes, obriga a um enquadramento europeu da prática e crítica de arquitectura, assim como do seu ensino.A abertura de fronteiras é abordada não apenas do ponto de vista geográfico (com artigos escritos a partir de Portugal, mas também desde Itália, Holanda, Suiça, Japão ou Estocolmo), mas também disciplinar, o que se reflecte na heterogeneidade profissional dos autores dos artigos, todos inéditos. Entre estes incluem-se os Arquitectos Alexandre Alves Costa, Nuno Portas ou Francisco Barata, mas também o Jornalista Carlos Magno, a Socióloga Luisa Veloso e o Escultor Alberto Carneiro, entre outros.

HOJE

no CLP

às 21h30

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DIA 5 DE MARÇO NO CNC - D.FREI ESTEVÃO PELO PROF. VÍTOR TEIXEIRA

No âmbito do Ciclo de Conferências "Figuras da Cultura do Porto" do Centro Nacional de Cultura - Núcleo Porto, realizar-se-à no próximo dia 5 de Março, pelas 21h30, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, uma sessão sobre D. Frei Estevão pelo Prof. Vitor Teixeira. A entrada é livre.

MATINÉ COMUNITÁRIA NA CASA VIVA



No dia 21 de Fevereiro, pelas 16:30h, o Cinema Comunitário exibe "A Valsa de Bashir", filme de animação de Ari Folman. Trata-se da 2ª sessão mensal de cinema comunitário; Palestina 2ª parte.


Título Original Waltz With Bashir (Israel/Alemanha/França/EUA, 2008)
Realização Ari Folman
Argumento Ari Folman
Intérpretes Ari Folman Ron Ben-Yishai Ronny Dayag
Animação David Polonsky
Música Max Richter


A matiné comunitária tem lugar no número 167, Praça Marquês de Pombal, Porto.

- saber mais aqui sobre o que é a Casa Viva.

- saber mais aqui sobre o Cinema Comunitário.

ENTREVISTA DE IRIS MURDOCH A BRYAN MAGEE EXIBIDA NO CLP

A famosa entrevista será exibida no Auditório do Clube Literário do Porto no dia 27 de Fevereiro, pelas 19h00. Na sessão estará presente Anne Rowe, Directora do Centre for Iris Murdoch Studies, Kingston University.

A exibição da entrevista está inserida no Colóquio Internacional nos dez anos do desaparcimento de Iris Murdoch, organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

DIA 19, LANÇAMENTO DA REVISTA "UNIDADE7"


No próximo dia 19 de Fevereiro, pelas 21h30, o Clube Literário do Porto recebe o lançamento da Revista "Unidade7", da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da U.P.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O VÍCIO DO LIVRO

Vídeo apresentado à disciplina de PPTV da UFPR, pelos alunos Demian, Manoele, Maria Lujan, Marillyn, Victor, Vinícius e Yuri, do quarto período do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

TERTÚLIA "PORTUGAL POÉTICO"

Hoje, pelas 18h00, o Clube Literário do Porto acolhe a tertúlia de poesia "Portugal Poético", dinamizada por Rui Fonseca.

HOJE
no CLP
às 18h00