sábado, 9 de maio de 2009

MELODIAS DE SEMPRE com José Rito

As Melodias de Sempre, com música de José Rito (piano), esta noite, pelas 23h00, no Piano Bar do CLP.

HOJE
no CLP
às 23h00

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "DISCORDÂNCIAS" NAS GALERIAS DO CLP

Inauguração da exposição de fotografia "discordâncias", da autoria dos alunos finalistas do 3º ano avf/ESAP, no âmbito do festival de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Maio Claro, esta tarde, pelas 18h00, no CLP.


Depois da inevitável experiência de campo, os finalistas do Curso Superior de Artes Visuais - Fotografia assumem a decisiva prova do valor global do conceito avançado. Novos indicativos e a estreia de um novo conceito tornam o MAIOCLARO* um planeta habitado por uma linguagem estética que brinda às ideias novas daqueles que erguem o olhar para ver além do imediato.

*MAIOCLARO, Refúgio dinâmico do pensar fotográfico, erguido para a unificação simbólica de um sentir em que as artes eternamente se confrontam.

O projecto MAIOCLARO II – Reflexões Sobre Fotografia é composto por várias acções e será revelado através de exposições, encontros Territórios da Fotografia, a publicação da revista MAIOCLARO II, workshops e um concurso de revelação de novos talentos : MAIO_revelação. Acontecendo nas instalações da ESAP e em vários espaços culturais do Porto, entre eles as galerias do Clube Literário, o mês da Fotografia MAIO-CLARO chega com a proposta de aprofundar a realidade da fotografia contemporânea estabelecida dentro do universo das múltiplas Artes, contando com a presença de novos valores que são e serão criadores dessas novas linguagens de aplicação à Fotografia.

HOJE
no CLP
às 18h00

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"A CONFERÊNCIA", HOJE E AMANHÃ NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

HOJE, NO CLP, APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE IZA SALLES, "O CORAÇÃO DO REI"

HOJE

no CLP

às 18h30

JAZZ NO CLUBE com Susana Santos Silva e Hugo Raro

Jazz no Clube Literário do Porto, esta noite com música por Susana Santos Silva (trompete e flugel) e Hugo Raro (piano).


HOJE
no CLP
às 23h00

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MELODIAS DE SEMPRE COM Sérgio Martins e José Miguel Oliveira

As Melodias de Sempre, esta noite, pelas 23h00, com música de Sérgio Martins (tenor) e José Miguel Oliveira (piano).

HOJE
no CLP
às 23h00

quarta-feira, 6 de maio de 2009


Rui Amaral vai estar com o Clube Literário na Feira do Livro do Porto.
- saber mais aqui sobre a "Caravana", de Rui Amaral.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O CORAÇÃO DO REI", DE IZA SALLES NO CLP


A vida secreta de D. Pedro, Rei de Portugal e Imperador do Brasil. A história de um homem carismático que marcou o destino de duas pátrias e entregou o coração a uma cidade.

«Um dos melhores livros que li nos últimos tempos.»
Laurentino Gomes, autor de 1808

«Um livro fantástico. O mais impressionante, depois de anos de aulas de História, foi descobrir um Pedro completamente diferente. Foi como
demolir anos de imagem construída por estereótipos e, lá no fundo da escavação, encontrar o homem Pedro.»
Norma Couri, revista Visão

Formada em Jornalismo em 1965 pela então Universidade do Brasil, Iza Salles começou como repórter no Jornal do Brasil e Diário de Notícias. Em seguida, foi bolseira do governo francês (Fondation des Sciences Politiques, 1966-1967). Presa pela ditadura em 1970, respondeu
a processos em São Paulo e Rio de Janeiro, trabalhou nos jornais de resistência Opinião e Pasquim com o nome de Iza Freaza e voltou à Europa em 1977 com nova bolsa de estudos (Journalistes en Europe). Viveu dois anos entre Madrid e Paris e cinco em Roma. Regressou ao Brasil em 1984 como correspondente do semanário Expresso (1981-2003). Publicou em 2005 a obra Um Cadáver ao Sol. O Coração do Rei é o seu segundo livro.
Dia 8 de Maio, pelas 18h30, o Clube Literário do Porto acolhe a apresentação de "O Coração do Rei", de Iza Salles. Estará presente o escritor Laurentino Gomes, autor do livro "1808" e a apresentação estará a cargo do jornalista Carlos Magno.

DIAS 7, 8 E 9 DE MAIO, A PEÇA " A CONFERÊNCIA" NO CLP



terça-feira, 5 de maio de 2009

"O CORAÇÃO DO REI", DE IZA SALLES, EDITORA PLANETA - LANÇAMENTO NO CLP DIA 8 DE MAIO


Esta é a história da vida de D. Pedro narrada dos bastidores da corte por Frei António de Arrábida, que se manteve sempre ao lado do futuro imperador do Brasil desde que o menino Pedro, nascido em 12 de Outubro de 1798, começou a ser preparado para reinar, até 24 de Setembro de 1834, quando fechou os olhos para sempre em Lisboa, após derrotar o seu irmão Miguel na guerra contra o Absolutismo. Frei António de Arrábida fazia parte do grupo de mestres responsáveis pela educação do príncipe.

Mais do que tutor foi confessor, confidente e conselheiro de D. Pedro. Através do seu testemunho descobre-se quem verdadeiramente foi esse homem destemido e autoritário que proclamou a independência do Brasil e deu ao país leis mais justas, que levaram o filósofo suíço Benjamin Constant a afirmar que ele foi «o grande herói das Américas». É a história de um rei apaixonado – pelo seu povo, amigos, filhos e mulheres.

Iza Salles, através de uma pesquisa histórica minuciosa, reconstrói o ambiente da época sem abandonar o rigor dos acontecimentos políticos. Vista de dentro da corte, a personalidade única de D. Pedro ganha uma dimensão extraordinária com as suas luzes e sombras. O homem que teve duas pátrias, e que escreveu o seu nome na História dos dois continentes, escolheu como última morada do seu coração a cidade do Porto.

Iza Salles estará no Clube Literário do Porto no próximo dia 8 de Maio, pelas 18h30, para a apresentação de "O Coração do Rei".

MAIO CLARO - O FESTIVAL DE FOTOGRAFIA DA ESAP NO CLP

Nascido sob o signo da claridade e cumprido um ano de trabalhos piloto, a ESAP apresenta a programação MAIOCLARO II, festival de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto. Depois da inevitável experiência de campo, os próximos finalistas do Curso Superior de Artes Visuais - Fotografia assumem a decisiva prova do valor global do conceito avançado.


Novos indicativos e a estreia de um novo conceito tornam o MAIOCLARO* um planeta habitado por uma linguagem estética que brinda às ideias novas daqueles que erguem o olhar para ver além do imediato.

O projecto MAIOCLARO II – Reflexões Sobre Fotografia é composto por várias acções e será revelado através de exposições, encontros Territórios da Fotografia, a publicação da revista MAIOCLARO II, workshops e um concurso de revelação de novos talentos : MAIO_revelação.


Acontecendo nas instalações da ESAP e em vários espaços culturais do Porto, entre eles as galerias do Clube Literário do Porto, o mês da Fotografia MAIO-CLARO chega com a proposta de aprofundar a realidade da fotografia contemporânea estabelecida dentro do universo das múltiplas Artes, contando com a presença de novos valores que são e serão criadores dessas novas linguagens de aplicação à Fotografia.

No próximo dia 9 de Maio, pelas 18h00, o Clube Literário acolhe a inauguração da exposição "discordâncias", dos alunos finalistas do 3º ano AVF/ESAP.

Contamos com a sua presença!

*MAIOCLARO, Refúgio dinâmico do pensar fotográfico, erguido para a unificação simbólica de um sentir em que as artes eternamente se confrontam.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ONTEM, DURANTE A SESSÃO DE MÚSICA E POESIA "PALAVRAS À MÚSICA, MÚSICA ÀS PALAVRAS"





- saber mais aqui sobre a sessão do passado Domingo.

A CARAVANA, DE RUI AMARAL COM O CLUBE LITERÁRIO NA FEIRA DO LIVRO DO PORTO

A "Caravana", de Rui Amaral vai estar disponível no pavilhão do Clube Literário na Feira do Livro do Porto.