sábado, 31 de janeiro de 2009

RASKATASIS HOJE NO CLP

LANÇAMENTO DA 2º EDIÇÃO DE "VIDAS TODOS OS DIAS"


A segunda edição da obra "Vidas todos os dias", com fotografia de Marcus Garcia Moreira será apresentada no Auditório do Clube Literário do Porto no dia 7 de Fevereiro, pelas 21h30, com a presença de Rogério Cação.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RASKATARSIS VOLTAM AO CLP

Depois de terem participado na última sessão das Quartas Mal Ditas, no passado dia 28 de Janeiro, onde os ouvimos dizer poesia estoniana, os rapazes da banda Raskatarsis voltam ao Clube Literário do Porto para um concerto no Sábado, dia 31, pelas 21:30h.

JAZZ NO CLUBE com Sofia Ribeiro e Marc Demuth

Jazz no Clube Literário do Porto, com música de Sofia Ribeiro (voz) e Marc Demuth (contrabaixo), esta noite no Piano Bar.

HOJE
no CLP
às 23:00h

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

7 MIL FALAM MIRANDÊS

"Nos dez anos do mirandês como segunda língua oficial de Portugal, os estudiosos da "lhéngua" alertam: apesar de não estar em perigo, o mirandês está ameaçado pela modernização, sendo importante criar mecanismos para a sua manutenção.
O mirandês sobreviveu ao longo dos séculos devido, principalmente, ao isolamento da região em que a língua estava inserida e ao facto de ser transmitida através da tradição oral. Ora, actualmente, com a globalização e consequente "ameaça" de outras línguas, mais faladas através dos mais diversos meios de comunicação, os riscos são iminentes."

- ler aqui a notícia no JN.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

LANÇAMENTO DA REVISTA "MAIO CLARO"


Apresentação da Revista "Maio Claro", Sábado, dia 31 de Janeiro, pelas 16h00, no Centro Português de Fotografia.

Apresentando-se a área das Artes Visuais, como um vasto campo de cruzamento de saberes e competências diversas, pretendeu-se compreender e analisar o campo de acção da Fotografia e destacar a interacção relacional das várias disciplinas no modo de fazer e pensar a prática fotográfica. Depois da inevitável experiência de campo, os próximos finalistas do Curso Superior de Artes Visuais-Fotografia assumem a decisiva prova do valor global do conceito avançado. Novos indicativos e a estreia de um novo conceito tornam o MAIOCLARO* um planeta habitado por uma linguagem estética que brinda às ideias novas daqueles que erguem o olhar para ver além do imediato

*MAIOCLARO, Refúgio dinâmico do pensar fotográfico, erguido para a unificação simbólica de um sentir em que as artes eternamente se confrontam.


Os Raskatarsis, directamente da Estónia, darão um concerto no Palácio dos Presos, pelas 15h00, no mesmo dia e vão estar também esta noite no CLP para participar nas Quartas Mal Ditas

.
NOTA: A exposição colectiva dos finalistas do Curso Superior de Artes Visuais - Fotografia, "Maio Claro", terá lugar, no próximo mês de Maio, nos espaços da Galeria e Cave do Clube Literário do Porto.

JOHN UPDIKE (1932-2009)

- Fotografia: Getty

A vida de Updike em fotografias para ver aqui, no The Guardian Online. O Literary Saloon disponibiliza aqui um conjunto de críticas ao trabalho do vencedor do Pulitzer.

QUARTAS MAL DITAS: "PREDILECÇÕES"

Esta noite, pelas 22:00h, o Clube Literário do Porto recebe mais uma sessão das Quartas Mal Ditas coordenadas por Anthero Monteiro. O tema deste mês é "Predilecções", tendo como poeta convidado Minês Castanheira.

Com música por José Veloso Rito e leituras por Anthero Monteiro, António Pinheiro, Diana Devezas, Isabel Marcolino, Joana Padrão, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Marta Tormenta e Rafael Tormenta.

HOJE
no CLP
às 22:00h

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

JAZZ NO CLUBE com Isabel Ventura e Marco Figueiredo

Jazz no Piano Bar do Clube Literário do Porto, esta noite com música de Isabel Ventura (voz) e Marco Figueiredo (piano).

HOJE
no CLP
às 23h00

domingo, 25 de janeiro de 2009