sábado, 7 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO DA 2º EDIÇÃO DE "VIDAS TODOS OS DIAS", DE MARCUS GARCIA MOREIRA

Apresentação da 2º edição da obra "Vidas todos os dias", do fotógrafo Marcus Garcia Moreira, esta noite, pelas 21h30, no Auditório do Clube Literário. Na apresentação estará também presente Rogério Cação.


O livro “Vidas todos os Dias”, da autoria de Marcus Garcia Moreira, foi produzido no âmbito do Projecto Integr’Arte. O projecto INTEGR’ARTE foi criado pela CERCIESPINHO – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Espinho, com o intuito de dar a conhecer os serviços, valências e actividades realizadas ao longo de 30 anos por esta instituição, sensibilizando a população para a problemática da deficiência.

Neste sentido, o fotógrafo Marcus Garcia Moreira foi convidado a fotografar os beneficiários daquela instituição, nascendo assim a exposição de fotografia “Vidas todos os dias”, a qual resultou na edição do livro fotográfico com o mesmo nome e na apresentação das obras em vários locais a nível nacional e no Brasil.

Nos últimos meses esta exposição iniciou um novo circuito, produzido pela SETEPÉS. Depois de ter estado patente no Centro Português de Fotografia, no Porto, esteve até ao início deste ano no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. Ali teve lugar a apresentação pública desta 2ª edição, bilingue, no dia 3 de Dezembro, Dia Internacional do Cidadão Portador de Deficiência.

A venda deste livro reverterá a favor da CERCIESPINHO, promotora do projecto.

HOJE
no CLP
às 21h30

MELODIAS DE SEMPRE COM DANIELA ANJO E MIGUEL OLIVEIRA

Melodias de Sempre, esta noite, pelas 23h00, no Piano Bar do Clube Literário, com música de Daniela Anjo (flauta transversal) e Miguel Oliveira (piano).

HOJE
no CLP
às 23h00

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "SEGUNDO ENCONTRO", DE RENATA CARNEIRO E ROSA PUENTE

Inauguração da exposição "Segundo Encontro", de Renata Carneiro e Rosa Puente, esta noite, pelas 21h30, na Galeria do Clube Literário do Porto.


O primeiro encontro teve lugar em 2005, durante a Feira de Arte Independente de Madrid onde expunham ambas as artistas. Renata Carneiro apresentava uma série de quadros abstractos, com uma paleta de cores muito variada e uma pincelada que remetia ao expressionismo abstracto. Rosa Puente mostrava alguns desenhos a tinta da china e umas esculturas da série Valdivias. Renata e Rosa tomaram consciência que o trabalho de ambas, apesar de terem uma expressão diferente, se centrava no papel da mulher na sociedade actual. Foi o suficiente para que durante todos estes anos, mantivessem o contacto e organizassem várias exposições, colaborando mutuamente. Na primavera de 2007, Renata foi convidada a expor na Galeria Espace 181 de Palaiseau (Paris), e a artista portuense apresentou uma série de monotipias feitos a óleo sobre papel que representava uma denúncia sobre a violência doméstica.


Em 2009 é o Clube Literário do Porto que acolhe esta mostra que nos permite apreciar os trabalhos mais recentes destas duas artistas.

HOJE
no CLP
às 21h30

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CONCERTO: LURDES CARNEIRO, LUÍS SANTOS E MELISSA FONTOURA

Concerto de Lurdes Carneiro (fagote), Luís Santos (clarinete) e Melissa Fontoura (piano), esta noite, pelas 23h00, no Piano Bar do Clube Literário do Porto.


HOJE
no CLP
às 23h00

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

NÃO ECONOMIZE CULTURA

Propaganda criada por Danielo Freitaz para a Campanha de Incentivo à Leitura Universitária.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

RASKATARSIS EM CONCERTO NO CLP


RASKATARSIS NO CLP from Clube Literário do Porto on Vimeo.

CONVITE: "A RIMA DO ROMEU", LIVRO INFANTIL DE ERIC MANY NO CLP

PROJECTO CLARICE NO CLP



Patrícia Lino estará no Clube Literário no dia 14 de Fevereiro para apresentar o Projecto Clarice e a curta-metragem "O mistério segundo C.L.", com a presença da Professora Joana Matos Frias.

- saber mais aqui sobre o Projecto Clarice.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

SUGESTÕES DE LEITURA PARA FEVEREIRO, por Daniel Maia-Pinto Rodrigues

A faca não corta o fogo, Herberto Helder, Assírio & Alvim
O regresso do grande mago da poesia portuguesa. Há alquimia, ainda. Fico satisfeito.

Myra - Maria Velho da Costa, Assírio & Alvim
Bela história de uma rapariga e de um cão, com uma passagem pelo Porto, com uma passagem, ou mais, para dentro de nós.

Têmporas da cinza - A.M. Pires Cabral, Livros Cotovia
Mais um bom livro de um poeta que só agora começa a ter o reconhecimento que há muito merece. Neste autor, que não conheço pessoalmente, adivinha-se alguém com educação. Razão mais do que suficiente para, também, se ficar satisfeito.

American Scientist - António Gregório, Quasi Edições
A pouca atenção com que folheava este livro foi, no entanto, o bastante para perceber que o deveria ler com a máxima atenção. Encontrei imagens congruentes - ora calmas, resfolegadas, ora distanciadas, perdidas, ora aconchegantes, caseiras, ora tensas, reflectidas - e muito belas, fruto do próprio cérebro, e não obra do desgastado papel químico com as “instruções oficiais” para se ser poeta. Nunca vi António Gregório, diga-se de passagem.

O livro inclinado - Peter Newell, Cosac & Naify
Uma história ilustrada para crianças, na melhor tradição do humor clássico inglês.


Daniel Maia-Pinto Rodrigues é autor de “Vento“, Porto, Edição de autor, 1983; “Conhecedor de Ventos”, Porto, Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, 1987; “A próxima cor”, Prémio Nacional Foz Côa/86, Menção Honrosa Novos Valores da Cultura, 1988, Porto, Pinguim Poesia Bar, 1993; “O Valete do Sétimo Naipe”, Porto, Felício Cabral Publicações, 1994 (reedição Corpos Editora, 2005); “O Céu a Seu Dono”, co-autoria com João Gesta, Santiago de Compostela, Edicións Positivas, 1997; “A Sorte Favorece os Rapazes”, Porto, Fundação Ciência e Desenvolvimento /Teatro do Campo Alegre, 2001; “O Afastamento Está ali Sentado”, Vila Nova de Famalicão, Quasi Edições, 2002; “O Diabo Tranquilo”, co-autoria com Isabel Rio Novo, Porto, Campo das Letras, 2004; “Malva 62”, Vila Nova de Famalicão, Quasi Edições, 2005; “O Corredor Interior”, Porto, Clube Literário do Porto, 2006.