sábado, 20 de dezembro de 2008

ONTEM, NO CLP, DURANTE A APRESENTAÇÃO DE "KUNUAR"/ UM OLHAR SOBRE LUANDA: UMA CIDADE INTRANQUILA

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE GRAÇA MARTO


Inauguração da exposição de pintura de Graça Marto, esta tarde, na Galeria do Clube Literário do Porto.


Graça Marto é licenciada em pintura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto. Nasceu em Cambarinho, Vouzela, e fez o liceu no Rio de Janeiro onde viveu dos 14 aos 22 anos. A par do ensino, tem feito inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal Continental, Açores e Madeira. No estrangeiro, está representada em diversas colecções, principalmente na Bélgica e no Luxemburgo, tendo participado, também, em exposições em Espanha, Brasil, Moçambique, Macau e Estados Unidos.

Durante a inauguração, será apresentado o livro “Be the change you want to see”, de Pedro Jorge Pereira.


- saber mais aqui sobre Pedro Jorge Pereira.

HOJE
no CLP
às 15:30

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "KUNUAR", DE LUÍSA COELHO / UM OLHAR SOBRE LUANDA: UMA CIDADE INTRANQUILA

Esta noite, pelas 21:30, o Clube Literário do Porto recebe a apresentação de "Kunuar", a mais recente obra de Luísa Coelho.

A apresentação está a cargo de Silvestre Pestana e conta com a participação de Andreia Faria, Cláudia Consciência, Cristina Canavarro, Danyel Guerra e Rafael Tormenta.

HOJE
no CLP
às 21:30

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA "I CAN'T FIGHT THIS FEELING ANY MORE"

Inauguração da exposição de pintura "I can't fight this feeling any more", de Manuel Jesus Salgado Ribeiro, hoje, na Cave do Clube Literário do Porto.





A exposição estará patente no CLP até ao final do mês de Dezembro.

CONCERTO: RITA MOLDÃO E JAIRO GROSSI

Concerto de Rita Moldão (soprano) e Jairo Grossi (piano) esta noite, pelas 23:00, no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

HOJE
no CLP
às 23:00

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

TEATRO SENTADO: "MONIQUE", VÍDEO

Para os que não tiveram a oportunidade de assistir, aqui fica um pequeno vídeo de "Monique", obra de Luísa Coelho adaptada para Teatro Sentado, que teve lugar no Clube Literário do Porto, no dia 25 de Novembro.

"MONIQUE" from Clube Literário do Porto on Vimeo.

NOTA: Amanhã, dia 19 de Dezembro, pelas 21:30, o Clube Literário do Porto apresenta "Kunuar", o mais recente livro de Luísa Coelho, com a presença da autora e leituras por Andreia Faria, Cláudia Consciência, Cristina Canavarro, Danyel Guerra e Rafael Tormenta. A apresentação está a cargo de Silvestre Pestana.

APRESENTAÇÃO DE "MONTES E FONTES", LIVRO DE MARIA DO PILAR FIGUEIREDO

Apresentação de "Montes e Fontes", de Maria do Pilar Figueiredo, Papiro Editora, esta noite, no Clube Literário do Porto, pelas 21:30.


A escritora nasceu em Cambeses, Barcelos, e vive no Porto.

Licenciada em Filologia Românica, Professora, foi Prémio Nacional de Revelação em 1971, com o livro de contos para adultos “O Vento e as Raízes”, que aborda a temática da emigração na época.

Foi durante muito tempo colaboradora da página infanto-juvenil no jornal O Primeiro de Janeiro.

Com mais de vinte títulos publicados, e depois do seu mais recente sucesso junto do público mais pequenino com O Seixo Branco e ainda uma participação na colectânea de contos infantis Mimos e Contos de Natal, Maria do Pilar Figueiredo apresenta-nos "Montes e Fontes", um romance magnífico que irá comover o leitor.
HOJE
no CLP
às 21:30

CICLO DE CINEMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO E NÃO-VIOLÊNCIA - "PERSEPOLIS"


Esta noite, pelas 21:30, o Clube Literário do Porto exibe "Persepolis", filme distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação.

Entre outras distinções, "Persepolis" ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.






A sessão faz parte do Ciclo de Cinema sobre Discriminação e Não-Violência, organizado pela Amnistia Internacional e o Movimento Humanista. A iniciativa está incluída na Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência.


HOJE
no CLP
às 21:30

ENTRADA LIVRE

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

QUARTAS MAL DITAS NO CLUBE: "NASCER"

Hoje, no Piano Bar do Clube Literário do Porto, pelas 22:00, uma sessão das Quartas Mal Ditas sob o tema "Nascer".

Com leituras por Anthero Monteiro, António Pinheiro, Diana Devezas, Isabel Marcolino, Joana Padrão, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Marta Tormenta, Rafael Tormenta e interpretação musical por Carlos Andrade (voz e guitarra acústica).

HOJE
no CLP
às 22h00

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

"KUNUAR" / UM OLHAR SOBRE LUANDA COM LUÍSA COELHO NO CLP


"Kunuar" é o título do mais recente livro de Luísa Coelho, cuja apresentação tem lugar no Clube Literário do Porto, na próxima sexta-feira, dia 19 de Dezembro, pelas 21:30.
Uma provocação, uma chamada de atenção ou um soco no estômago em forma de poemas sobre a realidade angolana, realidade que a autora tão bem conhece.

Recursos Naturais

"Que me interessam os teus ricos recursos naturais
se naturais te são a fome e a miséria?
Que me interessa o petróleo, os diamantes, o ferro, o manganésio, o cobre,
Os fosfatos, o granito, o mármore, os minerais raros, as madeiras preciosas,
a energia dos rios,
se aquele jovem a tremer de febre no calor dos dias
me bate no vidro da janela do carro
e me estende incansavelmente as suas mãos vazias. "

EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE GRAÇA MARTO

A exposição de pintura de Graça Marto está patente na Galeria do Clube Literário do Porto, a partir do dia 16 de Dezembro, até ao final do mês.


Graça Marto é licenciada em pintura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto. Nasceu em Cambarinho, Vouzela, e fez o liceu no Rio de Janeiro onde viveu dos 14 aos 22
anos. A par do ensino, tem feito inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal Continental, Açores e Madeira. No estrangeiro, está representada em diversas colecções, principalmente na Bélgica e no Luxemburgo, tendo participado, também, em exposições em Espanha, Brasil, Moçambique, Macau e Estados Unidos.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “NÓS, OS PORTUGUESES”, DE MARIA FILOMENA MÓNICA

Esta tarde, pelas 18:30, o Clube Literário do Porto recebe Maria Filomena Mónica para a apresentação do livro "Nós, os Portugueses", Quasi Edições. A apresentação estará a cargo de Alberto Gonçalves.

EXPOSIÇÃO "I CAN'T FIGHT THIS FEELING ANY MORE"

Exposição de pintura de Manuel Ribeiro, "I can't fight this feeling any more" está patente na Cave do Clube Literário do Porto, a partir do dia 16 de Dezembro até ao final do mês.



- saber mais aqui sobre o artista.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

"QUANDO UMA CRIANÇA NÃO LÊ A IMAGINAÇÃO DESAPARECE"



Campanha da Literacy Foundation do Quebeque.

- achado aqui no blogue da Pó dos Livros.

CICLO DE CINEMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO E NÃO-VIOLÊNCIA - "PERSEPOLIS" NO CLP


Exibição de "Persepolis", no Clube Literário do Porto, dia 18 de Dezembro, pelas 21:30. A sessão insere-se no Ciclo de Cinema sobre Discriminação e Não Violência, organizado pelo Movimento Humanista e Amnistia Internacional.

"Persépolis" é a história de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução islâmica, a história autobiográfica de Marjane Satrapi, que já dera origem a quatro livros de banda desenhada.
É através dos olhos da destemida Marjane, de nove anos, que é vista a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e prendendo milhares de pessoas.

Inteligente e extrovertida, Marjane consegue, mesmo apesar das proibições, descobrir a cultura punk, os Abba ou os Iron Maiden. Mas quando o tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a Guerra com o Iraque, o medo começa a ganhar forma. E a ousadia de Marjane torna-se uma preocupação para os pais que acabam por tomar a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria. Aí, sozinha, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso, exactamente aquilo de que fugiu do seu país. Mas, com o tempo, acaba por ser aceite. Quando termina o liceu, Marjane decide regressar ao Irão, mas aos 24 anos percebe que não pode continuar a viver no seu país, que trocará pela França, numa decisão cheia de optimismo face ao futuro.

Distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação e, entre outras distinções, ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.

PRÉMIOS LITERÁRIOS DO P.E.N. CLUBE PORTUGUÊS

A cerimónia de entrega dos Prémios Literários do P.E.N. Clube Português, referentes às obras editadas em 2007, nas modalidades de Poesia, Ensaio, Novelística e Primeira Obra, terá lugar esta tarde, dia 15 de Dezembro, pelas 18:30, na Sociedade Portuguesa de Autores.

- saber mais aqui, no sítio do P.E.N. Clube.

domingo, 14 de dezembro de 2008

APRESENTAÇÃO DE "MONTES E FONTES", DE MARIA DO PILAR FIGUEIREDO NO CLP


No dia 18 de Dezembro, pelas 21:30, será apresentado no Clube Literário do Porto o livro "Montes e Fontes", de Maria do Pilar Figueiredo, Papiro Editora.

«Deus dá o frio consoante a roupa. Dizem-no a propósito as mulheres que, de repente, com nitidez, surgem numa breve visão desse tempo. Mulheres ainda em idade de procriar, que embalam um berço com o pé enquanto os dedos ligeiros, laboriosos, vão entrançando metros e metros de fita de palha.
Dedos ágeis, diligentes, a contrastar com o olhar cansado no rosto prematuramente velho. Um rosto com muitas rugas e poucos dentes, a condizer com os cabelos grisalhos, apertados na nuca, num puxo, e cobertos por um lenço remendado.»