sábado, 20 de dezembro de 2008
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE GRAÇA MARTO
Graça Marto é licenciada em pintura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto. Nasceu em Cambarinho, Vouzela, e fez o liceu no Rio de Janeiro onde viveu dos 14 aos 22 anos. A par do ensino, tem feito inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal Continental, Açores e Madeira. No estrangeiro, está representada em diversas colecções, principalmente na Bélgica e no Luxemburgo, tendo participado, também, em exposições em Espanha, Brasil, Moçambique, Macau e Estados Unidos.
- saber mais aqui sobre Pedro Jorge Pereira.
no CLP
às 15:30
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
APRESENTAÇÃO DO LIVRO "KUNUAR", DE LUÍSA COELHO / UM OLHAR SOBRE LUANDA: UMA CIDADE INTRANQUILA
A apresentação está a cargo de Silvestre Pestana e conta com a participação de Andreia Faria, Cláudia Consciência, Cristina Canavarro, Danyel Guerra e Rafael Tormenta.
INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE PINTURA "I CAN'T FIGHT THIS FEELING ANY MORE"
A exposição estará patente no CLP até ao final do mês de Dezembro.
CONCERTO: RITA MOLDÃO E JAIRO GROSSI
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
TEATRO SENTADO: "MONIQUE", VÍDEO
Para os que não tiveram a oportunidade de assistir, aqui fica um pequeno vídeo de "Monique", obra de Luísa Coelho adaptada para Teatro Sentado, que teve lugar no Clube Literário do Porto, no dia 25 de Novembro.
"MONIQUE" from Clube Literário do Porto on Vimeo.
NOTA: Amanhã, dia 19 de Dezembro, pelas 21:30, o Clube Literário do Porto apresenta "Kunuar", o mais recente livro de Luísa Coelho, com a presença da autora e leituras por Andreia Faria, Cláudia Consciência, Cristina Canavarro, Danyel Guerra e Rafael Tormenta. A apresentação está a cargo de Silvestre Pestana.
APRESENTAÇÃO DE "MONTES E FONTES", LIVRO DE MARIA DO PILAR FIGUEIREDO
Licenciada em Filologia Românica, Professora, foi Prémio Nacional de Revelação em 1971, com o livro de contos para adultos “O Vento e as Raízes”, que aborda a temática da emigração na época.
Foi durante muito tempo colaboradora da página infanto-juvenil no jornal O Primeiro de Janeiro.
Com mais de vinte títulos publicados, e depois do seu mais recente sucesso junto do público mais pequenino com O Seixo Branco e ainda uma participação na colectânea de contos infantis Mimos e Contos de Natal, Maria do Pilar Figueiredo apresenta-nos "Montes e Fontes", um romance magnífico que irá comover o leitor.
CICLO DE CINEMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO E NÃO-VIOLÊNCIA - "PERSEPOLIS"
Entre outras distinções, "Persepolis" ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
QUARTAS MAL DITAS NO CLUBE: "NASCER"
Com leituras por Anthero Monteiro, António Pinheiro, Diana Devezas, Isabel Marcolino, Joana Padrão, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Marta Tormenta, Rafael Tormenta e interpretação musical por Carlos Andrade (voz e guitarra acústica).
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
"KUNUAR" / UM OLHAR SOBRE LUANDA COM LUÍSA COELHO NO CLP
"Que me interessam os teus ricos recursos naturais
se naturais te são a fome e a miséria?
Que me interessa o petróleo, os diamantes, o ferro, o manganésio, o cobre,
Os fosfatos, o granito, o mármore, os minerais raros, as madeiras preciosas,
a energia dos rios,
se aquele jovem a tremer de febre no calor dos dias
me bate no vidro da janela do carro
e me estende incansavelmente as suas mãos vazias. "
EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE GRAÇA MARTO
A exposição de pintura de Graça Marto está patente na Galeria do Clube Literário do Porto, a partir do dia 16 de Dezembro, até ao final do mês.
Graça Marto é licenciada em pintura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto. Nasceu em Cambarinho, Vouzela, e fez o liceu no Rio de Janeiro onde viveu dos 14 aos 22
anos. A par do ensino, tem feito inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal Continental, Açores e Madeira. No estrangeiro, está representada em diversas colecções, principalmente na Bélgica e no Luxemburgo, tendo participado, também, em exposições em Espanha, Brasil, Moçambique, Macau e Estados Unidos.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO “NÓS, OS PORTUGUESES”, DE MARIA FILOMENA MÓNICA
EXPOSIÇÃO "I CAN'T FIGHT THIS FEELING ANY MORE"
Exposição de pintura de Manuel Ribeiro, "I can't fight this feeling any more" está patente na Cave do Clube Literário do Porto, a partir do dia 16 de Dezembro até ao final do mês.
- saber mais aqui sobre o artista.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
"QUANDO UMA CRIANÇA NÃO LÊ A IMAGINAÇÃO DESAPARECE"
Campanha da Literacy Foundation do Quebeque.
- achado aqui no blogue da Pó dos Livros.
CICLO DE CINEMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO E NÃO-VIOLÊNCIA - "PERSEPOLIS" NO CLP
"Persépolis" é a história de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução islâmica, a história autobiográfica de Marjane Satrapi, que já dera origem a quatro livros de banda desenhada.
Inteligente e extrovertida, Marjane consegue, mesmo apesar das proibições, descobrir a cultura punk, os Abba ou os Iron Maiden. Mas quando o tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a Guerra com o Iraque, o medo começa a ganhar forma. E a ousadia de Marjane torna-se uma preocupação para os pais que acabam por tomar a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria. Aí, sozinha, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso, exactamente aquilo de que fugiu do seu país. Mas, com o tempo, acaba por ser aceite. Quando termina o liceu, Marjane decide regressar ao Irão, mas aos 24 anos percebe que não pode continuar a viver no seu país, que trocará pela França, numa decisão cheia de optimismo face ao futuro.
Distinguido com o Prémio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi candidato ao Óscar de melhor longa-metragem de animação e, entre outras distinções, ganhou o Prémio do Público nos festivais de São Paulo e Roterdão e foi considerado o Melhor Filme de Animação pelo círculo de críticos de Nova Iorque e Los Angeles.
PRÉMIOS LITERÁRIOS DO P.E.N. CLUBE PORTUGUÊS
- saber mais aqui, no sítio do P.E.N. Clube.
domingo, 14 de dezembro de 2008
APRESENTAÇÃO DE "MONTES E FONTES", DE MARIA DO PILAR FIGUEIREDO NO CLP
«Deus dá o frio consoante a roupa. Dizem-no a propósito as mulheres que, de repente, com nitidez, surgem numa breve visão desse tempo. Mulheres ainda em idade de procriar, que embalam um berço com o pé enquanto os dedos ligeiros, laboriosos, vão entrançando metros e metros de fita de palha.
Dedos ágeis, diligentes, a contrastar com o olhar cansado no rosto prematuramente velho. Um rosto com muitas rugas e poucos dentes, a condizer com os cabelos grisalhos, apertados na nuca, num puxo, e cobertos por um lenço remendado.»