sábado, 28 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A PORTA VERDE DO SÉTIMO ANDAR"


Apresentação do livro de poesia "A porta verde do sérimo andar", Ed. Colectivo da Galiza, esta tarde, pelas 18h00 no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

“A porta verde do sétimo andar” aparece em maio do 2005 em pleno coração da zona velha de Vigo, onde têm lugar as primeiras tertúlias informais. A porta verde é um novo espaço internetamente galego e, ao mesmo tempo, com marcada e decidida vocação cosmopolita, aberto a todo tipo de expressões artísticas. Também interessado sempre na procura de laços de amizade com outros colectivos e culturas ( Incomunidade, Andar 21, Portugal, América latina...). A porta verde sempre fica aberta para se arejar bem de cultura fresca. Simultaneamente, a boa sintonia com as novas tecnologias vê-se reflectida e posta em marcha através de um blogue actualizado. A intensa actividade deste blogue está a superar a barreira cibernética das 27.000 visitas, com procedência de quase todo o mundo e uma destacada presença do Brasil e de Portugal.
Em Setembro do 2007 apresentou-se o livro poético do colectivo na Galeria Sargadelos de Vigo. Seguiram-se outras apresentações em Pontevedra, Corunha, Ourense...
Este livro pretende ser uma síntese escrita, em formato impresso, do nosso espaço colectivo. Por isso leva o mesmo nome que o grupo “ a porta verde do sétimo andar”.

HOJE

no CLP

às 18h00

RECORDAÇÕES DOS FESTIVAIS DA CANÇÃO COM NUNO CAÇOTE

O pianista Nuno Caçote, presença habitual do CLP, traz-nos uma noite temática, lembrando músicas como "A Desfolhada", "E depois do Adeus" ou "O Conquistador", hoje, pelas 23h00, no Piano Bar do Clube Literário do Porto.

HOJE
no CLP
às 23h00

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "CADA D'AVÓ"

Inauguração da exposição de fotografia "Casa D'Avó", de André Chiote, esta tarde, pelas 18h30, no Clube Literário do Porto.
A série de fotografias estará patente nos espaços do CLP até ao dia 28 de Março.


HOJE

no CLP

às 18h30

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EXIBIÇÃO DA ENTREVISTA DE IRIS MURDOCH A BRYAN MAGEE

Exibição da entrevista de Iris Murdoch a Bryan Magee, "Philosophy and Literature", que faz parte do Colóquio Internacional dos 10 anos do desaparecimento de Iris Murdoch, organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, esta tarde, no Auditório do CLP.

Estará presente Anne Rowe, Directora do Centre for Iris Murdoch Studies, Kingston University.


HOJE
no CLP
às 19h00

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

DIA 28, APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A PORTA VERDE DO SÉTIMO ANDAR"

No próximo sábado, pelas 18:00, no Piano Bar, o Clube Literário recebe a apresentação do livro de poesia "A porta verde do sétimo andar", Editora Colectivo de Galiza.

- saber mais aqui sobre o colectivo.

"COBRADOR DE ÔNIBUS" EM BRASÍLIA CRIA INICIATIVA PARA ESTIMULAR A LEITURA

A história de António Conceição Ferreira, "cobrador de ônibus em Brasí­lia", que decidiu emprestar livros aos passageiros. A iniciativa foi um sucesso e despertou o interesse da Frente Parlamentar de Apoio à Leitura que quer usar a ideia desenvolvida pelo cobrador para tentar ampliar o número de leitores do Brasil.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUARTAS MAL DITAS NO CLUBE: "GATOS, GATOS, GATOS"

Noite de Quarta Mal Dita, organizada por Anthero Monteiro, no Clube Literário do Porto, desta vez com o tema "Gatos, gatos, gatos" e com a presença de Rosa Brandão (piano).

Leituras por António Pinheiro, Diana Devezas, Isabel Marcolino, Luís Carvalho, Mário Vale Lima, Marta Tormenta e Rafael Tormenta.

HOJE
no CLP
às 22h00

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CICLO DA LUA NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

- "A Lua de Galileu", foto NASA

De 7 a 28 de Março, o Clube Literário do Porto apresenta um Ciclo de Conferências em torno do tema da Lua que integra as comemorações do Ano Internacional da Astronomia -2009.

Das Artes aos avanços científicos e à influência dos astros nos povos, passando pela conquista da Lua, o Ciclo reúne painéis das mais diversas áreas artísticas, científicas e de investigação, decorrendo semanalmente durante o mês de Março, com entrada gratuita, no Auditório do Clube Literário e dividido nas temáticas:


1. Quarto Crescente: A Lua e o Povo
Data: 7 de Março - sábado - 21h30


2. Lua Cheia: A Lua nas Artes
Data: 13 de Março - sexta-feira - 21h30


3. Quarto Minguante: A Ciência da Lua
Data: 21 de Março - sábado - 21h30

4. Lua Nova: "E o Homem, foi mesmo à Lua?"
Data: 28 de Março - sábado- 21h30

UM CAFÉ FILOSÓFICO NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

HOJE
no CLP
às 16h00