sexta-feira, 19 de junho de 2009

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "AURORA DE POETAS" HOJE NO CLP



Esta noite, pelas 21h30, o jornalista César Príncipe estará no CLP para a sessão de apresentação pública do livro "Aurora de Poetas - Poetas Somos".



POETAS SOMOS é, só por si, uma lufada de ar fresco. E uma brisa de esperança. No princípio, foi projecto na net. Ainda é. Mas agora é também livro. Este que tem nas mãos. Abra e veja. Dentro tem Poemas. E Poetas. Alguns estreantes e, até agora, ainda desconhecidos. Não o serão mais depois deste livro. Deixe-se surpreender e cativar. Afinal, há ainda bons motivos para estarmos vivos.



Para mais, o produto da venda do livro vai inteirinho ajudar a concluir a construção do Barracão de Cultura, em Macieira da Lixa, neste momento, já definitivamente pronto por fora. O Barracão de Cultura é o sonho da pequena Associação Cultural AS FORMIGAS DE MACIEIRA, em que também está metido até aos ossos o Padre Mário de Oliveira ou Padre Mário da Lixa.

Os apoios oficiais têm sido nenhuns. Bastantes, os dos amigos, elas e eles. De longe e de perto. Anónimos uns, e muito conhecidos outros, nomeadamente, do mundo do Teatro, das Artes, da Música, numa palavra, da Cultura. Junta-se agora a todos eles, este punhado de poetas. E também você que vai adquirir e ler o livro. E, depois, ainda vai dar um salto àquela freguesia do Concelho de Felgueiras, para ver a obra com os seus próprios olhos. E abraçar as Formiguinhas. Elas precisam deste seu afecto. Desta sua ternura. Deste seu apoio. Porque não é todos os dias que alguém duma aldeia do interior se mete a dar corpo a um Poema, a um Sinal, da envergadura deste. O Projecto POETAS SOMOS, para além de contribuir socialmente para a realização da Obra de Acção Sóciocultural designada por Barracão de Cultura, surgiu com o intuito de gerar um espaço cibernético de divulgação de poetas e da sua poesia, partindo da inspiração de todos, para divulgação por todos, numa partilha de sentimentos e cultura que se transforme em reflorescimento de Poesia!

Esta edição, com a publicação da primeira série de poemas desta iniciativa, é o culminar da etapa de nascimento do projecto. Por isso, POETAS SOMOS e esta, a nossa AURORA DE POETAS.

«Quando alguém abre um espaço à solidariedade; quando há pessoas que ainda acreditam em gestos desinteressados sem deles esperar paga ou dividendo; quando há alguém que não se esconde 'à sombra dos abrigos', como dizia a nossa Sophia; quando ainda se promovem actos com significado cívico e cultural, e tais actos são criadores de novas formas de cuidado para com o próximo, os valores da natureza e da cultura, então sim, talvez possamos dizer: Poetas Somos.» Nuno Higino

HOJE
no CLP
às 21h30

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Parabéns pelo blog voltado para cultura. Leia minha poesia: CANTO AO CEARÁ, selecionada para coletânea do XII Prêmio Ideal Clube de Literatura. Obra lançada no dia 21 de janeiro de 2010. Leia, comente e divulgue. Veja também meu documentário, penúltima matéria do blog: Padim Ciço, Santo ou Coronel? Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

Veja documentário sobre Padre Cícero: Padim Ciço, Santo ou Coronel? E conheça um dos mais polêmicos personagens do Brasil e da América Latina, onde o messianismo é um fenômeno que responde à opressão social. Basta clicar no link: http://www.youtube.com/watch?v=Fdp5GrhEyHg