segunda-feira, 18 de maio de 2009

SUGESTÕES DE LEITURA PARA MAIO, por Nuno Brito

Detectives Selvagens - Roberto Bolaño, Edições Teorema
Dois poetas, Ulisses Lima e Roberto Belaño em busca de Cesária Tinagero uma poetisa perdida no norte do México. Um trama policial rodeia o seu encontro e a sua fuga para a Europa. Uma narrativa polifónica que segue a pista das suas andanças por França, Espanha, África, Israel, Áustria. A história é delineada pelos personagens que contam a vida dos poetas quando se cruzam com o seu caminho, uma visão da pressa de viver no meio da sórdida e irónica vida contemporânea. Susang Sontag define Roberto Belaño como o líder da nova geração de narradores da Hispano América.

O Beijo da Mulher Aranha – Manuel Puig, Relógio d’Água
Tradução de Elsa Castro Neves
Escrito em 1976 e proibido logo na Argentina, o Beijo da Mulher Aranha foi adaptado para cinema por Héctor Balenco. Conta a história de dois presos que partilham a mesma cela, Valentín, prisioneiro político e Luís Molina, um homossexual que teme pela morte da mãe. O cinema serve de motivo de conversa entre o que convém não dizer e o que é preciso falar para sobreviver.

O Espelho que foge – Giovanni Papini
Conjunto de contos que Jorge Luís Borges escolheu para a Biblioteca de Babel, a colecção que lhe pediram para organizar. Uma obra prima do conto contemporâneo onde a perversidade assume uma grande dimensão humana num equilibro tenso. Grande obra de construção de personagem do autor da História de Cristo e GOG.

O Mal de Montano - Enrique Vila-Matas, Edições Temas e Debates
Se Bartleby e Companhia girava à volta de notas de rodapé de um texto que não existia, O Mal de Montano é exactamente o contrário: escrever obsessivamente, levar a vida através das vidas que os outros escreveram; a realidade é transgredida pela imaginação literária e o escritor converte-se no objecto da sua própria trama. Exemplo de transversalidade e experimentação “O Mal de Montano” é uma expiação da vida culpável que resiste a ser escrita. Se Vilas Matas não conseguiu com a sua primeira romance, a “Assassina Ilustrada” fazer morrer o leitor revelando-lhe um segredo vital, neste livro logra enfermar, contagiar o mal, a saber: a literatura.

As Partículas Elementares - Michael Houellebecq, Edições Temas e Debates
Conhecido como o último Infant Terrible das Letras francesas, Michael Houellebecq transmite-nos a sua visão pessimista e individual do futuro. Dois irmãos, um literato e outro cientista unidos por um destino comum: a mãe abandona os dois para se juntar a comunidades new age . Se a primeira transformação metafísica sofrida pela Humanidade foi o Império Romano e o segundo o Cristianismo, o passo seguinte, para o escritor é a ciência moderna, tomando como referência Aldous Huxley; O autor afirma que a reprodução assexuada dos seus componentes é o que vai salvar os que nos sucedem; a família vista como fracasso de uma sociedade em degradação vai desaparecer.

O Leilão do lote 49 - Thomas Pynchon
O mais misterioso dos escritores da actualidade nos Estados Unidos com uma das suas obras clássicas. Mantém o anonimato. Ninguém o conhece apesar de ter ganho o National Book Award. Não é raro ver ninjas que sabem fazer um toque que corta o fluxo sanguíneo ao cabo de um ano (Quentin Tarantino e Bart Simpson não foram os primeiros a pensá-lo), cabeças nucleares perdidas no deserto. Lote 49 foi considerado por Harold Bloom como um dos melhores romances da língua inglesa no ano de 1966.

Teatro Completo – Sarah Kane, Campo de Letras
Dela disse alguém que faria esquecer Becket.

Rayuela (O jogo do mundo) - Júlio Cortázar
Oliveira, um artista complicado; uma mulher, a Maga que vive, sem grandes explicações no meio do clube da Serpente (um clã de intelectuais), ambos em França nos anos sessenta, julgando o amor e o desamor. Um livro composto por 128 capitulos que pode ser lido de duas formas: a primeira, a leitura dos capítulos 1 a 56; a segunda, de acordo com a sugestão que faz o autor no início do livro, sugere que a novela pode ser lida de forma escalonada com os capítulos prescindíveis, ou seja os que estão depois do final convencional e que vão do 56 ao 128. Uma busca metafísica. Júlio Cortázar é, sem dúvida alguma o autor mais preponderante do Boom Latino Americano.

A Grande Guerra pela Civilização - Robert Fisk
Trata-se de um relato periodista integrado por múltiplos artigos que o jornalista Robert Fisk escreveu desde a sua chegada ao Médio Oriente em 1975. Neste livro não só há História, há também um estudo da situação do Médio Oriente e dos seus principais actores. Uma entrevista que fez a Bin Laden, uma frase de Sadan Hussein (política é fazer exactamente o contrário do que esperam que faça, por isso repreender os que me obedecem por fazê-lo), anedotas sobre Yassef Arafat. Faz uma cartografia do conflito e conta-nos a outra história, a dos invadidos. Um exercício de lucidez, um ensaio que, ao longo de mais de quinhentas páginas, deixa poucas dúvidas sobre a barbárie e a injustiça que impera na região.

O Livro do Deslumbramento – Lord Dunsany, Saída de Emergência
Conjunto de contos de literatura fantástica escritos por Lord Dunsany, aristocrata irlandês dos inícios do século XX, senhor de vários castelos e de um imaginário intensíssimo. A crítica social é subtil e conseguida através da lenda. Atenção ao conto “As preces imprudentes de Pombo, o idólatra”. The book of wonder foi traduzido para português em 2008 pela “Saída de Emergência”
Poesia:
O Livro das aves – Tiago Patrício 2009 – Quasi – Vencedor do Prémio Daniel Faria 2009.
Corvo – Rui Lage – Quasi 2009
Uma Devastação Inteligente – Sara F. Costa (Atelier Editorial) 2007
Fantasmas inquilinos – Daniel Jonas – Cotovia 2005
Nossa Senhora de Quê – Ana Luísa Amaral

Antologia:
Antologia Jovens Escritores 2008 – Clube Português de Artes e Ideias – Antologia dos textos seleccionados para a Mostra Nacional Jovens Criadores 2008.
Revista Criatura nº 3 – 2009
Revista Sin-ismo nº 1: Projecto imaginário e heteroutópico - Abril 2009 : (Apresentação a 29 de Maio no Clube Literário do Porto)

Nuno Brito nasceu no Porto em 1981. É editor da revista Sin-ismo: projecto imaginário e heteroutópico. Integrou a Mostra Nacional Jovens Criadores 2008 na categoria de literatura participando na colectânea “Jovens Escritores 2008” do Clube Português de Artes e Ideias. Em 2008 obteve o primeiro lugar no concurso literário AE/FLUP da Faculdade de Letras do Porto (Poesia). Integrou os workshops de Escrita Criativa orientados pela Professora Ana Luísa Amaral (Reitoria da UP). Actualmente frequenta o Mestrado em História Medieval e do Renascimento e o curso de Teoria da Literatura.

Sem comentários: