terça-feira, 18 de novembro de 2008

CICLO DE CINEMA SOBRE DISCRIMINAÇÃO E NÃO VIOLÊNCIA - “Agostinho da Silva - um pensamento vivo”

Na próxima quinta-feira, dia 20 de Novembro, o CLP recebe o documentário “Agostinho da Silva - um pensamento vivo”, inserido no Ciclo de Cinema sobre Discriminação e Não Violência, organizado pela Amnistia Internacional e Movimento Humanista.

"São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem."
- Agostinho da Silva, in 'Cartas a um Jovem Filósofo'


Este documentário, produzido pela Alfândega Filmes, segue o percurso biográfico de Agostinho da Silva, um dos mais paradoxais pensadores portugueses do século XX.
Ao longo de 79 minutos, o realizador brasileiro João Rodrigo Mattos percorre todas as cidades e regiões por onde o filósofo português passou, entre Portugal e o Brasil.
O documentário reúne numerosos depoimentos de pessoas das esferas cultural, social e política, tais como Manoel de Oliveira, Caetano Veloso ou Mário Soares.
É uma excelente oportunidade para conhecer melhor um pensador livre e inconformado, que tem sido relegado para um plano marginal no panorama cultural português, talvez por sempre ter andado à margem do convencional.

Sem comentários: