sábado, 1 de novembro de 2008

SUGESTÕES DE LEITURA PARA NOVEMBRO, por Nuno Higino

Como o Outono é uma boa estação para ler poesia, proponho para leitura do mês de Novembro 3 livros de poesia, embora apenas um deles seja formalmente um livro de poesia:
Manuel Gusmão é, juntamente com Herberto Helder, um dos meus poetas de devoção. Aconselho Migrações de fogo. É uma poesia que ainda guarda relação à terra, aos afectos, às palavras. E isso é bom para marcar a diferença daqueles que hoje preferem e valorizam uma poesia mais conceptual.


“Dizer-te depois do mundo” - Nuno Viana, Letras e Coisas (2007)

Apesar de muito jovem, Nuno Viana é uma grande esperança de renovação da nossa poesia. Este seu livro podia estar completamente branco no miolo, pois o título valeria o dinheiro da compra. Mas não está. Está cheio de poesia e de promessa.


Mais poesia e da melhor, apesar de formalmente não o parecer. Como são profundos estes rios de Luandino. E imprevisíveis. E difíceis de navegar. Mas sobre Luandino não devo dizer mais. Por pudor.

Nuno Higino nasceu em Felgueiras em 1960. Entrou para o Seminário no fim da 4ª classe e por lá ficou até ao final do curso de Teologia (1984). Foi ordenado padre em 1985. Esteve 4 anos no Seminário do Bom Pastor (Ermesinde) onde foi educador e professor de Português. Esteve 13 anos como pároco em Marco de Canaveses. Em 2001 foi para Madrid estudar Filosofia da Arte onde se doutorou em 2007. Entretanto, em finais de 2004 abandonou o sacerdócio. É professor na Universidade Fernando Pessoa e investigador do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Católica. Tem publicados 12 livros para crianças e 4 de poesia.

Sem comentários: