sábado, 9 de agosto de 2008

SUGESTÕES DE LEITURA PARA AGOSTO por Alexandra Malheiro

Inauguramos hoje uma nova coluna de recomendações, um espaço mensal em que escritores partilham com o CLP as suas sugestões de leitura.

A abrir este espaço, aqui ficam as propostas de Alexandra Malheiro para o sol do mês de Agosto.


PROSA
“O outro pé da sereia” – Mia Couto, Companhia das Letras
Viagem mágica que que cruza história e fantasia numa escrita que constantemente reinventa a língua. Ideal para relaxar e deixar rédea solta à fantasia.

“Uma história de amor e trevas” – Amos Oz , ASA
Romance autobiográfico magnífico, escrito de uma forma brilhante e com uma sensibilidade única. Um relato de cerca de 120 anos de “amor e trevas” vividas à luz do judaísmo e dos que tornaram à terra prometida fundando o estado de Israel, passando pelo conflito eterno da Israelo-Palestinino. Nele encontramos sorrisos e lágrimas e é ao mesmo tempo uma lição de história e contra o fundamentalismo.

POESIA

“A noite abre meus olhos” [poesia reunida] – José Tolentino de Mendonça, Assírio & Alvim
“Bíblia” a levar para toda a parte, sobretudo para destinos de férias onde se pretenda “reformatar o disco” – a linguagem única do Amor na origem de tudo, a Poesis – o Amor como Deus para crentes e não crentes. São estas todas as palavras do Amor, da poesia. A ler e reler, sempre.


ENSAIO
“O silêncio dos livros” – George Steiner , Gradiva
Curta mas pertinente ingressão à história dos livros, a sua importância e a sua fragilidade.




Alexandra Malheiro nasceu a 4 de Julho, do ano de 1972, já a noite cobria a cinzenta e granítica cidade do Porto, onde reside até hoje, chamando-lhe a raiz de todos os Poemas. Licenciou-se em Medicina na Universidade do Porto (FMUP) em 1996 e é especialista em Medicina Interna.

Participou na Antologia “Poesia SMS” (Elefante Editores - 2003) e é autora de “Sombras de Noite” (Elefante Editores - 2004), “Circulação Transversa” (Corpos Editora - 2005) e “A Urgência das Palavras” (Edições Ecopy - 2008). - para saber mais sobre Alexandra Malheiro

Sem comentários: