quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

LANÇAMENTO DA REVISTA "UNIDADE7"



Esta noite, pelas 21h30, lançamento da Revista Unidade7, uma publicação impressa a cores, com 130 páginas, e com uma tiragem de 1000 exemplares. Conta com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e da sua Associação de Estudantes, da Ordem dos Arquitectos, da Casa da Música, da Reitoria da Universidade do Porto e do Instituto Português da Juventude.


A Unidade, cujo primeiro número se publicou em Julho de 1988, materializa-se a partir da reflexão crítica sobre temas que se consideram fundamentais na cultura e arquitectura contemporânea, lidos a partir da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Até 1998, foram publicados 6 números sob a direcção editorial e coordenação dos Arquitectos Jorge Figueira, Nuno Grande, Pedro Gadanho, Jorge Lourenço, Luís Tavares Pereira, Pedro Vasconcelos, Manuel Ventura, Pedro Cortesão Monteiro, Miguel Figueira, Joaquim Moreno, Pedro Bandeira, Alberto Lage, António Neves, Miguel Cardoso, Miguel Reis, Gonçalo Furtado, João Soares, André Tavares, Filipa Guerreiro, Ivo Oliveira, João Paulo Cabeleira, Nuno Pinheiro, Pedro Castelo, Rui Veloso e Vasco Melo.

O número 7 da publicação, cujo lançamento acontece no Clube Literário, publica-se assim vinte anos após a sua primeira edição e dez após a última.

E / I / Migrações é o tema que abordamos na Unidade7. O fenómeno da deslocação e mobilidade iniciada seriamente com a entrada de Portugal na União Europeia em 1986 e mais claramente permitida e incentivada posteriormente com os programas Erasmus, Sócrates e semelhantes, obriga a um enquadramento europeu da prática e crítica de arquitectura, assim como do seu ensino.A abertura de fronteiras é abordada não apenas do ponto de vista geográfico (com artigos escritos a partir de Portugal, mas também desde Itália, Holanda, Suiça, Japão ou Estocolmo), mas também disciplinar, o que se reflecte na heterogeneidade profissional dos autores dos artigos, todos inéditos. Entre estes incluem-se os Arquitectos Alexandre Alves Costa, Nuno Portas ou Francisco Barata, mas também o Jornalista Carlos Magno, a Socióloga Luisa Veloso e o Escultor Alberto Carneiro, entre outros.

HOJE

no CLP

às 21h30

Sem comentários: