segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CURSO DE LITERATURA: NOVÍSSIMA GERAÇÃO

Por que escrevem os que escrevem? Poucas perguntas suscitam respostas tão subjectivas. Cada escritor terá os seus motivos, todos legítimos, e cada um conduzirá a um estilo, a um olhar e a uma voz diferentes. Perceber por que razão escrevem os que escrevem é perceber por que razão também nós sentimos essa necessidade, nem que seja só através da leitura.

O confronto com o outro evidencia as diferenças, é certo, mas destaca igualmente a unidade que há em todas as escritas: vontade de contar histórias, criar novas linguagens, compreender o que somos e para onde vamos, abrir uma janela para o mundo.

Descobrir as motivações e as obras dos jovens escritores portugueses, revelados na última década, é o principal objectivo do curso Novíssima geração. No estudo dos livros de José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Jacinto Lucas Pires, João Tordo e Miguel Castro Caldas não esqueceremos a discussão sobre o que é ser “original“ hoje em dia.

Entre a tradição e a modernidade, entre os clássicos e os contemporâneos, lançamos um olhar sobre o presente, tendo em vista as raízes literárias que definirão os escritores de amanhã. A par de uma análise teórica, com base em entrevistas, críticas e reflexões temáticas, o curso terá uma forte componente prática, ao estilo dos clubes de leitura. Porque, no fundo, por mais voltas que se dê ao texto, é sempre o leitor que faz o escritor.

- ver aqui o Plano do Curso.

FORMADOR: Luís Ricardo Duarte



Nº DE AULAS: 12

CARGA HORÁRIA: 2 horas semanais

HORÁRIO: sábados de manhã

PROPINA: 120 €

PARA INFORMAÇÕES OU INSCRIÇÕES
EMAIL: clubeliterariodoporto@gmail.com (assunto: formação)
TELEFONE: 22 2089228



INSCRIÇÕES ABERTAS

Sem comentários: